Capa da Publicação

Velozes e Furiosos 9: John Cena pede desculpas à China por afirmação sobre Taiwan

Por Melissa de Viveiros

Os filmes de Hollywood muitas vezes encontram dificuldades em seus lançamentos na China. Como este é um grande mercado, é comum que as produções e seus representantes façam o possível para agradar não só ao público e ao governo, garantindo que suas obras sejam aprovadas para lançamento no país. Agora, isso levou John Cena, uma das estrelas de Velozes e Furiosos 9 a se desculpar por um comentário sobre Taiwan feito em uma entrevista de divulgação do filme (via CBR).

O pedido de desculpas vem após o ator se referir a Taiwan como um país. Em uma entrevista à rede taiwanesa TVBS, na qual promovia o próximo filme da franquia Velozes e Furiosos, ele disse que “Taiwan será o primeiro país a ver Velozes e Furiosos 9”. A afirmação vai contra a política de Uma China adotada pelo Partido Comunista Chinês, motivo pelo qual Cena buscou se retratar. Apesar disso, o gesto recebeu críticas por parte de outras lideranças do sudeste asiático.

Vin Diesel e John Cena no trailer de Velozes e Furiosos 9.

O vídeo de desculpas vem circulando pela rede social chinesa Weibo. Falando em Mandarim, ele se retrata:

“Olá, China. Aqui é o John Cena. Tem algo que preciso esclarecer. Eu fiz muitas entrevistas para Velozes 9. Todos me perguntaram se eu poderia falar em chinês [para explicar]. A equipe de Velozes 9 me deu muita informação. Foram muitas entrevistas e informações. E eu cometi um erro. Eu preciso dizer isso agora. E é muito, muito importante. Eu amo e respeito a China e as pessoas chinesas. Eu estou muito muito arrependido por meu erro. Sinto muito. Sinto muito. Eu sinceramente peço desculpas. Vocês tem que entender que eu realmente amo e respeito a China e seu povo. Sinto muito. Tchau.”

Para entender melhor o conflito, é preciso conhecer a chamada política de Uma China. Este é um princípio adotado pelo Partido Comunista Chinês, de acordo com o qual o Tibete, Hong Kong, Macau, Xinjiang e Taiwan seriam todos pertencentes ao país. Desse modo, estes estados não seriam reconhecidos individualmente como tendo soberania própria. A fim de manter relações diplomáticas com a nação, outros países são obrigados a reconhecer este princípio.

A discordância com Taiwan tem origem na década de 20, quando o Partido Comunista Chinês e o Kuomintang entraram em uma guerra civil. Este último declarou Taiwan como a República da China após o fim da guerra, enquanto o primeiro estabeleceu a República Popular da China. Apesar disso, a soberania de Taiwan não foi reconhecida, e o governo chinês continua tentando retomar a nação.

Velozes e Furiosos 9 estreia nos Estados Unidos em 25 junho deste ano. A produção ainda não conta com previsão de estreia no Brasil.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || What is infinite? The universe and the greed of men. || @windrunning_