Turma da Mônica: Lições – Tudo que você precisa saber antes de assistir ao filme

Capa da Publicação

Turma da Mônica: Lições – Tudo que você precisa saber antes de assistir ao filme

Por Jaqueline Sousa

O sucesso de Turma da Mônica: Laços, em 2019, foi apenas o ponto de partida para que o universo criado por Mauricio de Sousa invadisse as telas de cinema do Brasil novamente. Assim, não demorou muito para que a sequência fosse confirmada: Turma da Mônica: Lições está com estreia marcada para o final deste ano e promete trazer novas aventuras, com muitas novidades e emoções para os fãs.

Pensando nisso, reunimos aqui tudo que você precisa saber antes de assistir ao filme. Confira mais sobre a data de lançamento, trailers e outras curiosidades!

Turma da Mônica: Lições nos quadrinhos

O filme Turma da Mônica: Lições é uma adaptação da graphic novel homônima do projeto Graphic MSP.

Turma da Mônica: Lições faz parte do projeto Graphic MSP, criação da Mauricio de Sousa Produções, uma iniciativa que reimagina alguns dos personagens mais famosos do universo de Mauricio nos quadrinhos. As ilustrações são feitas por artistas brasileiros e apresentam estilos bem diferentes daquele que estamos acostumados a ver nos gibis da turminha.

Em Lições, publicado pela editora Panini em 2015, acompanhamos uma história nostálgica e de amadurecimento. Na trama, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão precisam encarar as consequências de um erro grave que cometeram na escola, enquanto aprendem sobre o verdadeiro valor da amizade. Assim como na graphic novel Turma da Mônica: Laços, que também foi adaptada para os cinemas, Lições foi escrita e ilustrada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi.

Qual é a história do filme?

O filme abordará temáticas sobre amadurecimento e a importância da amizade.

Na segunda aventura da turminha do Limoeiro nos cinemas, a trama promete seguir a essência da graphic novel homônima da Graphic MSP. Dirigido por Daniel Rezende, que também comandou Laços, o filme acompanha os quatro amigos mais famosos de Mauricio de Souza quando eles resolvem fugir da escola após esquecerem de fazer o dever de casa. O plano não sai como o esperado e os pais de Mônica decidem mudá-la de escola.

Mesmo fazendo novas amizades, a saudade da dona da rua bate mais forte. Por isso, Cebolinha, Magali e Cascão se unem para traçar um plano infalível e trazer a amiga de volta. Além disso, novos personagens dos quadrinhos entram em ação para ganhar o coração do público e emocionar os fãs da turminha.

Turma da Mônica: Lições é uma produção da Mauricio de Sousa Produções, com distribuição da Paris Filmes e da Downtown Filmes. O roteiro é assinado por Thiago Dottori e Mariana Zatz, que adaptaram a história original de Vitor e Lu Cafaggi. 

Quem retorna no segundo filme?

Da esquerda para direita, Kevin Vechiatto como Cebolinha, Gabriel Moreira como Cascão, Laura Rauseo como Magali e Giulia Benite como Mônica.

No elenco de Lições, temos o retorno de Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira como Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, respectivamente. Monica Iozzi e Luiz Pacini também retornam como os pais de Mônica, assim como Paulo Vilhena e Fafá Rennó como os pais de Cebolinha, Ana Carolina Godoy e Beto Schultz como os pais de Magali e Angélica di Paula e Adriano Paixão como os pais de Cascão.

O criador Mauricio de Sousa também faz uma participação especial no filme, assim como em Laços, em que ele fez um jornaleiro. Em entrevista ao G1, Mauricio comentou sobre a experiência de atuar novamente, citando as aparições especiais que o cineasta Alfred Hitchcock costumava fazer em seus filmes e Stan Lee, que também sempre marcava presença nas produções do Marvel Studios. Segundo ele, “essas participações são marcantes para o público e gostosas de fazer”.

Quais são os personagens novos?

Isabelle Drummond viverá Tina e Gustavo Merighi será Rolo, em Turma da Mônica: Lições

Além dos veteranos, Lições contará com personagens novos, mas bastante familiares ao público dos quadrinhos. Entre eles, teremos a jovem Tina, interpretada por Isabelle Drummond. A personagem adolescente é uma das mais queridas do universo de Mauricio de Sousa e ganhou uma revista própria na década de 1970. Seus amigos Pipa, Rolo e Zecão também estarão no filme, vividos por Camila Brandão, Gustavo Merighi e Fernando Mais, respectivamente. 

O longa ainda conta com a consagrada atriz Malu Mader como a professora Vânia, Laís Villela como Marina, Vinícius Higo como Do Contra, Rodrigo Kenji como Nimbus, Lucas Infante como Humberto, Emily Nayara como Milena e Tiago Schmitt como Franjinha

Alguns personagens novos, como Tina e seus amigos, não aparecem na graphic novel de Victor e Lu Cafaggi, o que nos deixa curiosos para saber como eles serão inseridos na trama. 

Qual é a data de lançamento do filme?

Turma da Mônica: Lições foi anunciado durante a CCXP 2019, mas a pandemia de coronavírus atrasou a produção do filme, que precisou ser adiada por um tempo. Com os cinemas voltando e a situação melhorando gradativamente, a sequência finalmente ganhou uma data de estreia: 30 de dezembro de 2021

Já em relação aos teasers e trailers, a primeira prévia do filme foi exibida no evento CCXP Worlds, em dezembro de 2020. Confira abaixo:

Já no início deste mês, a Paris Filmes publicou em sua conta do Twitter o primeiro minuto do filme:


O trailer oficial você pode conferir abaixo:

E aí, o que você espera de Turma da Mônica: Lições? Conta pra gente!

Aproveite também: