Thor: Cena pós-créditos do filme é o motivo pelo qual a Marvel não usa câmeras 3D

Capa da Publicação

Thor: Cena pós-créditos do filme é o motivo pelo qual a Marvel não usa câmeras 3D

Por Leo Gravena

Uma nova informação sobre os bastidores do Universo Cinematográfico da Marvel explica o motivo da Marvel Studios não utilizar câmeras 3D e tudo foi causado pela cena pós-créditos de Thor, de 2011.

A situação foi explicada no novo livro do estúdio, que detalha a produção da “Saga do Infinito”, intitulado The Story of Marvel Studios: The Making of the Marvel Cinematic Universe (via CBR). Segundo o livro, a cena pós-créditos de Thor foi gravada originalmente com câmeras 3D pelo diretor Joss Whedon, para determinar se Os Vingadores também seria gravado com as câmeras, porém a experiência foi tão ruim, que Kevin Feige ficou completamente desmotivado a continuar usando a tecnologia, com o livro descrevendo a experiência como “abismal”.

As câmeras 3D são câmeras bem maiores, com duas lentes que conseguem captar as cenas ao mesmo tempo e depois são unidas em uma única faixa, criando a percepção de profundidade.

A cena, em questão, era a mesma que foi aos cinemas junto do filme: Nick Fury e o Dr. Erik Selvig  conversam sobre o futuro do MCU, porém foi uma experiência bem cansativa para a equipe de produção e para os atores Samuel Jackson e Stellan Skarsgård. Mas mesmo sendo uma cena bem simples, por ter sido filmada com uma câmera 3D, ela levou horas para ela ser finalizada. Um dos produtores de Os Vingadores, Jeremy Latcham, disse: “Demorou tanto para mudar uma lente, que foi realmente horrível. Foi um dia muito longo para gravar aquela cena minúscula”. 

Porém, a parte mais preocupante da gravação para os produtores é que, após a gravação, Stellan Skarsgård fez com que ele perguntasse a Latcham se o próximo filme (Os Vingadores) seria gravado dessa forma, e caso fosse, ele não retornaria ao papel. Junto de Kevin Feige, os dois reconheceram que o processo causaria muito transtorno e frustração para outros atores durante a produção e, dessa forma, eles deixaram de gravar com as câmeras 3D.

Ainda assim, a Marvel Studios ainda lançou filmes em 3D, porém eles eram gravados com câmeras 2D normais e os efeitos de 3D eram feitos na pós-produção.

Cena pós-créditos de Thor (2011).

Aproveite e confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Leo Gravena

Editor | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."