Sérgio Mamberti, o Doutor Victor de Castelo Rá-Tim-Bum, morre aos 82 anos

Capa da Publicação

Sérgio Mamberti, o Doutor Victor de Castelo Rá-Tim-Bum, morre aos 82 anos

Por Chris Rantin

Sérgio Mamberti, o querido Dr. Victor de Castelo Rá-Tim-Bum, faleceu hoje aos 82 anos após alguns dias internado com uma infecção nos pulmões. Ator, diretor, autor e com envolvimento na política, Mamberti foi homenageado pela TV Cultura após a trágica notícia.

Sérgio Mamberti será eternamente lembrado por ter marcado uma geração com seu trabalho em Castelo Rá-Tim-Bum, interpretando o Doutor Victor, mas também atuou em mais de 36 filmes, 36 novelas e 80 peças de teatro, sendo premiado e aclamado por sua arte. Entre seus principais trabalhos, os destaques vão para as novelas O Clone e Sol Nascente, os filmes A Hora da Estela e A Dama do Cine Shangai, além de grandes peças como Pérola e Rancor.

Sérgio Mamberti

Através das redes sociais, a TV Cultura homenageou o ator com uma ilustração do personagem marcante. Na legenda, a emissora disse “Um artista brilhante que marcou a infância de muita gente 💔 Nosso carinho a Sérgio Mamberti!” Programas especiais para homenagear a carreira do ator também serão exibidos no canal à partir das 23h.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por TV Cultura (@tvcultura)

Mamberti é também é lembrado por seu ativismo político, como recorda a Folha de S. Paulo. Bissexual assumido, ele também esteve envolvido na política em diversas ocasiões, nunca escondendo sua militância em prol da cultura. Ao longo de sua vida assumiu cargos no Ministério da Cultura nos governos Lula e Dilma, atuando como secretário de Música e Artes Cênicas, além de secretário de Identidade e Diversidade Cultural. Também foi presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e secretário de Políticas Culturais.

A LH lamenta o falecimento de um ícone tão importante para a nossa cultura e transmite seus sentimentos para a família e os fãs de Sérgio Mamberti, nosso eterno Doutor Victor.