Riders Republic: Tudo o que você precisa saber antes de jogar

Capa da Publicação

Riders Republic: Tudo o que você precisa saber antes de jogar

Por Gabriel Mattos

Nos últimos anos, vimos um crescimento estrondoso na popularidade de jogos sociais — como Animal Crossing, Among Us e Fall Guys. Em jogabilidade, eles podem não ter muito em comum, mas quando o assunto é reunir os amigos e se divertir, não tem competição. Riders Republic, o novo jogo da Ubisoft, leva este universo social para o mundo dos esportes radicais.

O título permite que os jogadores se expressem livremente para curtir com seus amigos e mais dezenas de pessoas pela internet: todos unidos com o propósito de fazer manobras radicias e curtir uma boa companhia. Se você ficou interessado nesta proposta espetacular, confira uma lista sobre tudo o que você precisa saber antes de jogar.

O que é Riders Republic?

Riders Republic é um jogo de esportes radicais que traz o que chamamos de Massive Multiplayer Playground, ou MMP. Esse é só um nome bonito para explicar que, na prática, dezenas de jogadores compartilham um mesmo mapa aberto, livres para explorar, interagir, fazer amigos e o que mais lhe der vontade na imensidão do mundo do jogo.

Não existem regras muito específicas do que você deve ou não fazer neste mundo, mas se você quiser um pouco de desafio, pode entrar para uma das competições de esportes radicais espalhadas ao longo do mapa. Nelas, você pode correr contra o tempo de jogadores de todo o mundo ou desafiar seus amigos para ver quem é o melhor do grupo.

Em quais plataformas você pode jogar?

Consoles da nova geração rodam o jogo em até 4K

No momento, o jogo está disponível para os principais consoles da atual geração — tanto o PlayStation 4, quanto o Xbox One. Também é possível curtir sua aventura com ainda mais pessoas nos consoles de nova geração, o PlayStation 5 ou Xbox Series S e X. O processamento extra torna as partidas ainda mais fluidas. E claro, o jogo pode ser baixado no PC, se adaptando às necessidades do seu computador.

Quais são os esportes de Riders Republic?

Sinta a adrenalina

O tutorial de Riders Republic apresenta logo de cara os três principais esportes do jogo: os esportes de bicicleta, os esportes da neve e os esportes aéreos. Cada esporte traz variações que mudam completamente o jeito de jogar, mas em sua essência, os comandos são os mesmos.

Funciona assim para o esqui e o snowboard. Enquanto o primeiro oferece maior controle aos jogadores, o último é perfeito para as manobras mais iradas, mas ambos operam sob as regras gerais dos esportes de neve.

A maior diferença fica por conta dos esportes aéreos: o wingsuit à jato é uma corrida livre pelos ares usando a propulsão de um jetpack, enquanto o wingsuit comum é como uma descida guiada fazendo manobras arriscadas enquanto plana com seu traje.

Como funciona o modo multiplayer?

Enfrente dezenas de pessoas online

Existem diferentes maneiras de interagir com os seus amigos em Riders Republic. Além de poder atravessar o mundo com a sua equipe, cada competição tem a opção de desafiar os seus amigos em uma partida privada no modo Versus.

O Vale Tudo é um modo especial onde você enfrenta doze competidores do mundo todo, assim como nas Corridas em Massa multiesportes que surgem de tempos em tempos. Na base, ainda é possível entrar em competições de manobras e participar de mais atividades incríveis.

Como é o mundo aberto de Riders Republic?

Explore o Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia

Assim como na maioria dos RPGs modernos, Riders Republic traz um mapa imenso para você explorar. Mas ao invés de povoar este universo com monstros e outros obstáculos hostis, neste lugar você pode relaxar e se conectar com a natureza enquanto procura sua próxima competição. Afinal, este mundo aberto é inspirado no Parque Nacional de Yosemite, uma grande reserva que existe na Califórnia com canyons, montanhas, bosques e muito mais.

Pontos famosos do parque podem ser visitados, trazendo oportunidades de foto incríveis. Rampas espalhadas por todo o lugar convidam o jogador a testar suas habilidades em mini desafios. Mas para quem cansar de explorar este lugar tão grande com seus veículos de sempre, também é possível usar um paramotor para tomar os ares e um motoneve para desbravar as montanhas geladas da Califórnia.

Como funciona a customização de personagem e equipamentos?

Deixe seu atleta como quiser

Ao começar o game, os jogadores têm a oportunidade de customizar o personagem para ficar do seu estilo, sem precisar se prender a papéis de gênero muito específicos. Afinal, todos são bem-vindos em Riders Republic e você pode ser como você quiser.

Roupas variadas trazem uma infinidade de estilos, mas elas precisam ser adquiridas através da loja, que vende itens diferentes todos os dias, ou ganhando em desafios diversos. No começo, você encontra esta vendinha na base e pode chegar lá fisicamente, mas os itens também estão disponíveis na contra pelo menu de pausa.

Novas bicicletas, esquis, snowboards e wingsuits também podem ser adquiridas ao longo do jogo, mas além de te deixar mais bonito, estes itens têm atributos que podem fazer a diferença na hora das competições, então escolha com sabedoria.

O que são os planos de carreira?

Não deixe sua carreira afundar

Em Riders Republic, os jogadores assumem o papel de um esportista que está apenas começando a sua carreira. Assim, ele pode experimentar um pouco de cada esporte que o jogo tem a oferecer e ir conquistando aos poucos respeito em suas carreiras favoritas. Conforme o jogador avança em uma carreira, novos equipamentos e patrocinadores cada vez melhores são liberados.

Ao todo, existem cinco planos de carreira para dominar: corrida de bike, manobras de neve, manobras de bike, corridas de neve e, por fim, a carreira aérea. Para desbloquear novos planos de carreira, vença mais competições, cumprindo os objetivos extras e assim acumulando muitas estrelas.

O que são os patrocínios?

Além de patrocinar as corridas, marcas podem patrocinar jogadores

Assim como em qualquer segmento dos esportes, os competidores de Riders Republic podem assinar patrocínios para bancar as extravagâncias de suas jornadas. Com um patrocinador, o jogador terá acesso a contratos diários exclusivos que podem liberar prêmios insanos, como dinheiro e equipamentos raros.

Existem diferentes patrocinadores para cada carreira, inspirados em marcas reais, que são liberados conforme o jogador alcançar maior experiência em cada esporte. A famosa fabricante de bicicletas alemã Canyon, por exemplo, procura patrocinar campeões do ciclismo. Enquanto a Red Bull acolhe competidores multiesportes.

Há um limite, claro, de quantas marcas podem patrocinar um competidor de uma só vez. Jogadores poderão aproveitar os patrocínios de apenas três contratantes por vez, mas é possível trocar sem nenhum prejuízo após um curto período de tempo.

Algumas marcas, como a Ford, só terão interesse em oferecer patrocínio a jogadores que acumularam um certo número de estrelas, então não deixe de cumprir o máximo de objetivos secundários que conseguir em diferentes competições.

Ficou animado para mergulhar neste mundo cheio de adrenalina? Não precisa nem esperar! Riders Republic já está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S e X.

Fique com: