Quentin Tarantino: Diretor confirma que vai se aposentar após seu próximo filme

Capa da Publicação

Quentin Tarantino: Diretor confirma que vai se aposentar após seu próximo filme

Por Gus Fiaux

Considerado por muitos cinéfilos como um dos maiores diretores da atualidade, Quentin Tarantino é dono de uma carreira invejável. Tendo dirigido filmes como Cães de AluguelBastardos InglóriosEra Uma Vez em… Hollywood Kill Bill, o cineasta construiu para si uma grande reputação com seu estilo único de direção e até mesmo de roteiro. Contudo, o reinado de Tarantino está prestes a chegar ao fim, conforme o próprio cineasta fala a respeito de lançar seu último filme antes de se aposentar.

Há muitos anos, Tarantino explica que seu sonho sempre foi fazer apenas dez filmes (explicamos o “erro” de contas da filmografia um pouco abaixo). Assim, ele já garantiu a todos que seu próximo longa-metragem será sua despedida dos cinemas. Em entrevista ao Real Time with Bill Maher, ele explicou que quer se aposentar porque não acha que fará bons filmes adiante, especialmente levando em conta o histórico de Hollywood.

“É por isso que eu quero me aposentar! Porque eu conheço a história do cinema e sei que, daqui para frente, os diretores não ficam melhores!”

O diretor continuou, explicando que por mais que não tenha uma extensa filmografia (até o momento, ele só lançou dez longas-metragens), já deu tudo de si pela sua arte e, por isso, não quer continuar a trabalhar com o cinema. Em outra entrevista anterior, ele já tinha falado sobre o medo de começar a produzir filmes ruins depois que ficasse mais velho, citando exemplos da Era de Ouro e da Nova Hollywood.

“Eu não tenho uma razão que eu queira dizer alto e que vai ganhar qualquer argumento na corte de opinião pública ou Suprema Corte ou algo assim. Ao mesmo tempo, trabalhando por 30 anos e fazendo tantos filmes quanto eu já fiz não é tanto quanto outras pessoas, mas é uma carreira longa. É uma carreira bem longa. E eu já dei tudo que eu tinha.”

O último lançamento do diretor veio em 2019 com Era Uma Vez em… Hollywood, filme que reflete um pouco sobre a sociedade de Los Angeles na década de 60. O filme é protagonizado por Leonardo DiCaprio, Brad PittMargot Robbie, e chegou a ganhar muito destaque nas premiações, levando duas estatuetas no Oscar – incluindo Melhor Ator Coadjuvante para Pitt.

O filme mais recente do diretor foi Era Uma Vez em… Hollywood, longa de 2019 que conquistou várias premiações.

Até o momento, ainda não sabemos qual será o último filme de Quentin Tarantino. E embora ele diga que se trate de seu décimo longa-metragem, na verdade o cineasta considera as duas partes de Kill Bill como um mesmo filme. Se levarmos isso em consideração, o último filme de Tarantino será, na realidade, seu décimo primeiro. Contudo, há quem acredite que ele ainda deve fazer mais um capítulo de Kill Bill antes de partir para sua última produção propriamente dita.

Ainda não sabemos qual será o próximo filme de Tarantino e nem quando será lançado.

Abaixo, veja os filmes do Tarantino, do pior ao melhor: