Pokémon: Artista imagina criaturas pelo olhar de um colecionador de insetos

Capa da Publicação

Pokémon: Artista imagina criaturas pelo olhar de um colecionador de insetos

Por Gabriel Mattos

Em 2021,  Pokémon completa 25 anos de existência, desde o lançamento no Japão dos jogos Pokémon Red e Green. Para comemorar, diversos fãs decidiram revisitar as origens dos monstrinhos, mas um artista brasileiro foi além — ele reimaginou os Pokémon pelo olhar de um colecionador de insetos.

Qual a relação entre Pokémon e colecionar insetos?

O projeto espelha a ideia original dos jogos Pokémon. Satoshi Tajiri, o grande criador da série, tinha uma imensa paixão por colecionar insetos quando criança e suas aventuras explorando a vizinhança em busca de novas adições para sua coleção foram o pontapé inicial para o surgimento desses monstrinhos fantásticos.

Esse espírito de coleção e exploração ressurgiu com uma força ainda maior com a febre de Pokémon Go, que levou pessoas de todo o mundo a explorar suas próprias cidades em busca de Pokémon.

Mas antes disso, a paixão por colecionar insetos aparecia nos jogos principais da série como a classe de treinadores Bug Catcher, especialistas em Pokémon deste tipo muito presente no início das aventuras.

Menos presentes no anime, os Caçadores de Inseto dominam os jogos Pokémon

Entomologia Pokémon

Sabendo desse histórico de Pokémon com a entomologia, ramo que estuda os insetos, o artista Hittalo Duarte publicou no seu Twitter uma série de ilustrações que imagina os principais monstrinhos baseados em insetos com a estética típica de quadros entomologistas.

O projeto recebe atualizações toda sexta-feira com uma nova imagem agrupando Pokémon de acordo com o inseto ao qual eles mais se assemelham no mundo real. Ilustrações explorando borboletas, besouros e louva-deuses estão entre as mais populares. Confira: