Capa da Publicação

PlayStation 5 e Xbox Series X podem ficar em falta no mercado

Por Gus Fiaux

No final do ano passado, a Sony e a Microsoft lançaram, respectivamente, o PlayStation 5 e o Xbox Series X, dando início a uma nova geração de consoles de games. Ambos os aparelhos foram recebidos com animação pelos fãs, por trazerem inúmeras inovações gráficas e tecnológicas, além de serem bem mais potentes que suas versões anteriores. Porém, agora os dois consoles podem ficar indisponíveis devido à escassez de semicondutores.

De acordo com o The Guardian, diversas peças estão começando a ficar em falta no mercado. O principal motivo disso se dá pelo fechamento de várias fábricas devido à crise mundial do COVID-19. No artigo publicado pelo portal, temos uma entrevista com Neil Campling, um analista de tecnologia e mídias da Mirabaud. Neil explica que essa ausência também vem em um momento muito impertinente, já que a demanda pelos consoles aumentou:

“Chips são tudo. Há uma tempestade perfeita de fatores envolvendo estoque e demanda que está acontecendo agora. Mas basicamente, há um novo nível de demanda que não pode ser mantido, já que o mundo está em crise e tudo está piorando”.

Isso está trazendo problemas para a Sony e para a Microsoft, que tinham previsões muito ambiciosas acerca da venda dos consoles. Para exemplificar, a Sony estipulava que 7,6 milhões de cópias do PS5 seriam lançadas até março de 2021 – mas, de acordo com o The Guardian, essa falta de chips no mercado pode atrasar os planos da empresa, fazendo com que o número de cópias produzidas e vendidas seja drasticamente diminuído.

Xbox Series X e PlayStation 5 encabeçaram a nova geração de consoles.

Aliás, já não é de hoje que os interessados em adquirir os novos consoles encontram problemas para encomendar seus pedidos. Muitos são os relatos de falta de estoque nas lojas, atrasos na entrega e até mesmo alta de preços para acompanhar a demanda. No Brasil, temos ainda outro problema que é a importação, já que os consoles são produzidos fora do país.

O que você está achando da nova geração de consoles? Deixe nos comentários!

Abaixo, veja os jogos mais esperados de 2021:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux