PlayStation 5: Nova versão do console traz mudança controversa

Capa da Publicação

PlayStation 5: Nova versão do console traz mudança controversa

Por Gabriel Mattos

Mesmo quem consegue juntar dinheiro está tendo dificuldades para encontrar o cobiçado PlayStation 5 da Sony. Para conseguir suprir a demanda, parece que um novo modelo do console começou a ser vendido, trazendo uma gestão mais modesta de aquecimento que pode comprometer a performance (via CBR).

O que mudou?

A aparente mudança começou a ser relatada por consumidores ao longo do último mês, indicando uma redução perceptível no peso do console. Apesar de soar como algo positivo, dado as dimensões colossais do aparelho, o motivo parece ser uma substituição polêmica nos quesitos técnicos.

De acordo com o youtuber Austin Evans, um perito em tecnologia, o novo modelo conta com uma grande redução no dissipador de calor, o que explicaria a diferença de peso. A decisão parece diminuir o custo de produção do console, que reduziu de preço recentemente no Brasil.

Pequenas revisões de hardware são comuns na indústria

O que isto significa?

Quanto maior o poder de processamento de um aparelho eletrônico, mais ele esquenta durante suas operações. Exatamente por este motivo que o PlayStation 5 e o Xbox Series X são imensos: com o aumento do poder, foi necessário intensificar o controle da temperatura geral para prevenir problemas de performance.

Esta é uma possível consequência indesejada desta mudança. Nos testes conduzidos pelo mesmo youtuber, as temperaturas alcançadas pelo novo modelo são consideravelmente maiores, mas o impacto prático na performance aparenta ser insignificante.

Em geral, esta diferença não deve ser perceptível a maior parcela do público consumidor, mas considerando os problema que o PlayStation 4 teve com a questão de aquecimento, é algo que deve ser considero pelos novos consumidores.

O que você achou sobre a mudança? Acredita que vai aumentar a disponibilidade do console? Não deixe de comentar!

Fique com: