Capa da Publicação

PlayStation 5 revela controle VR da nova geração

Por Leo Gravena

A Sony revelou hoje o design e as especificações do controle do PlayStation 5 para jogos de realidade virtual. O novo controle oferece maior imersão nos jogos com os gatilhos adaptáveis e a resposta tátil – já presentes no controle DualSense. De forma que ele aumenta ainda mais a sensação de estar, realmente, em outra realidade. Com o jogador podendo sentir e ter toda a experiência de estar dentro de um jogo.

Divulgado no blog oficial da PlayStation, as primeiras imagens mostram um design bem diferente e arrojado, que parece ter sido tirado diretamente de um filme de ficção. Em um formato de orbe, é dito que o controle “permite que você segure o controle de forma natural e jogue com um alto grau de liberdade”.

Novos controles do PS VR terão formato de orbe.

No momento, o controle ainda está na fase de testes e os protótipos devem ser oferecido para a comunidade de testes em breve. No blog também foram divulgados os recursos que o controle terá:

Gatilhos adaptáveis: cada controle de VR (esquerdo e direito) inclui um botão de gatilho adaptável que adiciona uma tensão variada quando pressionado, semelhante ao do controle DualSense. Se você já jogou um jogo do PS5, estará familiarizado com a tensão nos botões L2 ou R2 ao pressioná-los, tal como quando você puxa o arco para atirar uma flecha. Quando você usa esse tipo de mecânica e o aplica à realidade virtual, a experiência é amplificada ao próximo nível.

 

Resposta tátil: a resposta tátil do novo controle será otimizada para seu fator de forma, tornando cada sensação no mundo do jogo mais impactante, com mais texturas e detalhes. Quando você estiver atravessando um deserto rochoso ou trocando golpes em um combate corpo a corpo, você sentirá a diferença, ampliando a extraordinária experiência visual e de áudio, que são tão essenciais para VR.

 

Detecção de toque de dedo: o controle pode detectar seus dedos sem qualquer pressão nas áreas onde você coloca o polegar, o indicador ou o dedo médio. Isso permite que você faça gestos mais naturais com as mãos durante o jogo.

 

Acompanhamento: o controle de VR é acompanhado pelo novo headset VR por meio de um anel de acompanhamento na parte inferior do controle.

 

Botões de ação/direcionais analógicos: o controle esquerdo contém um direcional analógico, os botões em formato de triângulo e quadrado, um botão “grip” (L1), um botão de gatilho (L2) e o botão de criação. O controle direito contém um direcional analógico, os botões em formato de cruz e círculo, um botão “grip” (R1), um botão de gatilho (R2) e o botão de opções. O botão “grip” pode ser usado para pegar objetos no jogo, por exemplo.

Novos controles do PS VR trarão várias novidades.

O que achou do visual do controle? Não deixe de comentar!

Aproveite e confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Leo Gravena

Editor-Chefe | @LeoGravena
"...It was never going to be okay..."