Organização ambiental americana critica o PlayStation 5 e o Xbox Series X

Capa da Publicação

Organização ambiental americana critica o PlayStation 5 e o Xbox Series X

Por Gus Fiaux

No final do ano passado, tivemos o lançamento da nova geração de consoles da Sony e da Microsoft, através da chegada do PlayStation 5 e do Xbox Series X. Para os gamers, os dois consoles são um prato cheio de recursos e ferramentas, além de apresentarem gráficos espetaculares. Contudo, o impacto ambiental e econômico dos dois aparelhos está começando a chamar a atenção de entidades e organizações mundiais.

Recentemente, a organização ambiental Natural Resources Defense Council (Conselho de Defesa dos Recursos Naturais) publicou um artigo detalhando o impacto causado pelo lançamento do Xbox Series X e do PlayStation 5 no mercado norte-americano. No artigo, eles explicam que os dois consoles consomem ainda mais energia que, por exemplo, uma televisão de 60 polegadas. Eles ainda citam como alternativa o modelo compacto do Xbox, o Series S, que consome uma quantidade consideravelmente menor de energia elétrica:

“Ao rodarem os jogos mais recentes, o Xbox Series X e o PlayStation 5 puxam entre 160 a 200 watts de eletricidade, que é bem mais alto que os consoles das gerações anteriores. É mais energia que uma gigantesca televisão de 60 polegadas! A boa notícia é que esses consoles puxam um nível bem menor de energia quando rodam jogos feitos para consoles mais antigos (retrocompatibilidade). O Xbox Series S também gasta menos energia que os outros consoles.”

E engana-se quem acredita que esse aumento do consumo de energia se restringe apenas aos jogos. O NRDC ainda estipulou que, ao usar serviços de streaming nesses consoles, consome-se em média de 30 a 70 watts. Esse valor é bem mais alto (cerca de 10 a 25 vezes mais) que o consumo feito através de outros serviços norte-americanos, como o Roku e o Amazon Fire Stick.

Apesar disso, o NRDC explica que existem formas de limitar o consumo mesmo quando o dispositivo estiver ligado, usando ferramentas de economia de energia para diminuir o gasto de eletricidade nos momentos de ociosidade dos consoles. E você, já se preparou para sentir o impacto na conta de luz?

Tanto o PlayStation 5 quanto o Xbox Series X estão disponíveis atualmente, com muitos recursos que devem deixar os fãs felizes – como retrocompatibilidade e carregamento muito mais rápido. Ainda assim, é válido perceber as críticas e comentários feitos pela organização, que devem ser levados em conta pela Sony e pela Microsoft na hora de otimizar e melhorar os consoles.

Abaixo, relembre os 15 melhores jogos de 2020 de acordo com a equipe da Legião dos Heróis: