Capa da Publicação

Nia DaCosta diz que a Marvel Studios não controla seus diretores como as pessoas pensam

Por Evandro Lira

Nia DaCosta, diretora da sequência de Capitã Marvel, saiu em defesa da Marvel Studios no que diz respeito a história de que a empresa não dá liberdade criativa a seus artistas.

Ao longo dos anos, o estúdio ganhou uma certa reputação entre os entusiastas de cinema, devido a forma como ele é gerido. Há um certo número de produtores que controlam todos os filmes, de forma que tudo se encaixe perfeitamente e que as histórias pareçam habitar um mesmo universo, o que pode acabar engessando o trabalho dos diretores.

Acusações como essas já foram discutidas no passado, quando a Marvel foi alvo de críticas de cineastas tais quais Joss Whedon (Vingadores 1 e 2) e Alan Taylor (Thor 2), bem como Edgar Wright, que faria o primeiro filme do Homem-Formiga, e até Lucrecia Martel, que foi contatada para dirigir Viúva Negra. No entanto, aparentemente, esse não é mais um problema hoje em dia.

Segundo Nia DaCosta, que participou do podcast Films To Be Buried With, ela está realmente satisfeita com o que a Marvel Studios a está permitindo fazer com The Marvels, filme que promete dar sequência à série estrelada por Brie Larson:

“Tem sido uma experiência muito gratificante, provavelmente a melhor experiência que tive com uma entidade de estúdio ou qualquer tipo de entidade ‘grande irmão’. E por ser a Marvel, que eu acho que é meio que um bode expiatório na indústria, todo mundo fica tipo, ‘Ah, você sabe, eles controlam tudo’, sendo que eles são realmente abertos e receptivos e contratam você porque eles querem que você seja você. Então tem sido muito divertido fazer esse filme.”

DaCosta, que recentemente fez história ao se tornar a primeira mulher negra a conquistar o topo das bilheterias dos Estados Unidos com a abertura de A Lenda de Candyman, não é a única a falar sobre a liberdade de trabalhar na Marvel Studios. A diretora de Eternos, Chloe Zhao, já chegou a afirmar que fez exatamente o filme que queria fazer.

The Marvels, de Nia DaCosta, está previsto para chegar aos cinemas em 11 de novembro de 2022.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Evandro Lira

Editor, bacharel em Cinema e Audiovisual, bruxo nascido trouxa, filho dos filhos do átomo, mestre dos quatro elementos, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira