Netflix passará a revelar Top 10 de produções mais assistidas semanalmente

Capa da Publicação

Netflix passará a revelar Top 10 de produções mais assistidas semanalmente

Por Melissa de Viveiros

Netflix anunciou uma nova iniciativa, por meio da qual pretende ser mais transparente em relação às suas produções mais assistidas. Trata-se de um site no qual a empresa divulgará seu Top 10 semanalmente, apresentando listas separadas para filmes e séries, bem como para produções em inglês e outros idiomas (via Variety).

De acordo com a metodologia divulgada no próprio site, os resultados serão divulgados toda terça-feira, utilizando o total de horas assistidas ao redor do mundo como métrica. As quatro listas contarão as horas assistidas de segunda ao domingo anterior à divulgação da lista semanal, e considera cada temporada de uma série e cada filme separadamente. Além disso, a plataforma incluiu a informação de há quantas semanas uma obra está na lista dos dez mais assistidos ao lado do total de horas.

Na estreia do projeto, foi revelado que Alerta Vermelho, longa com Ryan Reynolds, Gal Gadot e The Rock, foi o filme mais assistido de língua inglesa. Na lista focada em filmes de outros idiomas, quem levou a melhor foi uma produção italiana chamada Yara. Já do lado das séries, a terceira temporada de Narcos: Mexico é a produção mais assistida desta semana em inglês, enquanto a coreana Round 6 é a vencedora entre as séries de outros idiomas.

The Rock, Gal Gadot e Ryan Reynolds em imagem de Alerta Vermelho, filme de língua inglesa mais assistido da semana entre as produções da Netflix.

A iniciativa é fruto da promessa da plataforma de streaming de divulgar dados sobre sua audiência de modo mais transparente. Pablo Perez de Rosso, vice presidente de estratégias de conteúdo, planejamento e análise da empresa comentou o assunto, dizendo:

“Descobrir qual o melhor jeito de medir sucesso em streaming é difícil, e não há uma métrica perfeita. Medidas tradicionais, como bilheteria ou porcentagem de audiência (que foi criada para ajudar anunciantes a entenderem sucesso na TV linear) não são relevantes para a maioria dos streamers, incluindo a Netflix,” Ele explica. “Tendo olhado para diferentes opções, nós acreditamos que engajamento, medido por horas assistidas, é um forte indicador da popularidade de um título, bem como a satisfação geral dos membros, algo que é importante para a retenção em serviços de assinatura.”

Além do Top 10 global, também serão divulgadas listas de aproximadamente 100 países e territórios, de acordo com o site. Também há um ranking das dez obras mais populares no geral, separadas em filmes e séries, que considera a audiência dos primeiros 28 dias de cada produção como critério.

O que achou da iniciativa da Netflix? Comente aqui!

Veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Editora. Graduanda em Letras na UFMG. Elfa noturna em Azeroth, Au'Ra em Eorzea, apoiadora da Casa Martell em Westeros, LoLzeira noxiana e grisha etherealki. Fã de coisas demais e sempre hiperfocada em algo diferente. || @windrunning_