Capa da Publicação

Mortal Kombat: Produtor fala sobre relação entre o filme e os jogos

Por Melissa de Viveiros

Muitos fãs ficaram empolgados com o novo filme de Mortal Kombat, principalmente após a produção receber seu primeiro trailer. Aqueles que esperam que o título seja bastante fiel aos jogos, no entanto, continuaram com algumas dúvidas sobre qual será a relação com a mídia onde a franquia surgiu, e se a história se baseará no que o público já conhece. Em uma visita ao set do filme, o produtor Todd Garner falou um pouco mais sobre essa relação, e agora os fãs poderão ter uma ideia melhor do que esperar (via ComicBook).

De acordo com o produtor, a ideia é que a produção seja acessível para o público que não conhece o mundo de Mortal Kombat e, assim,  deve ser considerada como algo separado dos jogos. Embora a base utilizada para o filme venha dos videogames, ele terá sua própria uma linha do tempo, e os acontecimentos não serão pautados de acordo com os jogos.

Garner explicou melhor suas palavras deixando claro que estar em dia com a história de Mortal Kombat não é uma tarefa fácil, e a equipe foi forçada a fazer escolhas em relação ao filme por conta disso:

“Se você joga o jogo e você espera que estejamos junto com o jogo, isso é impossível. Porque mesmo se você tentar ficar em dia com o jogo hoje, Mortal Kombat XII estará em um lugar diferente. Então nós tomamos a decisão consciente de… Eu estive nesse filme por cinco anos, eles estão o desenvolvendo há nove. E então nós tomamos uma decisão consciente, apenas de tentar fazer um filme clássico que pode apresentar o mundo a todos.” 

Cole Young, o protagonista do filme, é uma das adições que não tem origem nos jogos da franquia Mortal Kombat.

É comum que adaptações tenham que fazer escolhas do tipo, uma vez que formatos diferentes contam com diferentes possibilidades e limitações. Apresentar todo um universo, levando em consideração que parte do público pode não conhecer nada sobre ele, é uma tarefa difícil por si só, que se torna ainda mais complexa quando é preciso equilibrar isso com manter o espírito da obra intacto.

O trailer de Mortal Kombat já mostrou que alguns elementos da história serão modificados para o cinema, embora ainda seja cedo para dizer quão profundas essas mudanças serão. Outros aspectos, como a nacionalidade dos personagens, foram mantidos com grande cuidado, de acordo com Garner:

“A nacionalidade de todo mundo está correta. Se eles eram personagens chineses no jogo, eles são atores chineses [no filme].”

Isso não ocorreu com a versão de 1995, e pelo menos em relação às nacionalidades, o novo filme de Mortal Kombat será mais fiel ao material original do que o anterior. Resta saber o quanto da história e dos personagens será mantido, apesar das alterações para tornar a produção mais acessível para o grande público.

Mortal Kombat chegará aos cinemas e ao HBO Max dia 16 de abril deste ano.

Enquanto o filme não chega, você pode preparar o aquecimento para o lançamento com nossa lista:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || Mais obcecada pela lore de WoW do que é saudável. || @windrunning_