Capa da Publicação

Morbius: o que é rumor e o que é fato sobre o filme do vampiro

Por Arthur Eloi

Após o enorme sucesso de Venom, a Sony Pictures continuará explorando os vilões do Homem-Aranha, agora com um filme focado em Morbius. O projeto, porém, foi adiado algumas vezes por conta da pandemia da COVID-19, e não teve tantas informações reveladas oficialmente, o que deu margem para muitas especulações surgirem a partir desse período de silêncio.

Para ajudar a esclarecer tudo, separamos abaixo o que é fato e o que é rumor sobre Morbius.


Os fatos

A trama mostrará a origem de Morbius. O vilão foi criado em 1971 pela dupla Roy Thomas e Gil Kane, e é um premiado cientista bioquímico chamado Michael Morbius, que sofre de uma doença sanguínea. Na incansável busca por uma cura, uma de suas pesquisas dá errado, e ele acaba se transformando em um vampiro. Sua introdução nos quadrinhos aconteceu nas páginas da edição #101 de The Amazing Spider-Man.

Quem viverá Morbius nas telonas é Jared Leto, vocalista do 30 Seconds to Mars e ator conhecido por viver o Coringa de Esquadrão Suicida. Em entrevista à Variety, Leto descreveu o filme como diversão garantida em um blockbuster grandioso:

“É uma história que nem O Médico e o Monstro. Grandiosa, divertida, e ocasionalmente um pouco assustadora, o que acredito ser algo inédito para o gênero. Estou ansioso! Deve ser um filme pipoca bem barulhento e divertido.”

Já a direção do longa é de Daniel Espinoza, cineasta sueco conhecido pelos filmes de ação Dinheiro Fácil (2010), Protegendo o Inimigo (2012), Crimes Ocultos (2015), e pelo terror de ficção científica Vida (2017). O roteiro é de Matt Sazama e Burk Sharpless, dupla que escreveu os filmes O Último Caçador de Bruxas (2015) e Power Rangers (2016).

Além de Leto, o elenco conta com Jared Harris (Chernobyl) como um mentor de Morbius; Matt Smith (Doctor Who) como o vilão Loxias Crown; Archie Renaux (Sombra e Ossos) como Bobby; e Tyrese Gibson (Velozes e Furiosos) como Simon Stroud, investigador do FBI. Vale mencionar também que Michael Keaton volta como o Abutre, vilão que ele interpretou em Homem-Aranha: De Volta ao Lar – o que serve como base para muitas das especulações.

Os rumores

Abutre de Michael Keaton apareceu no primeiro trailer de Morbius

Os maiores rumores de Morbius estão, claro, relacionados à nebulosa conexão entre os universos da Marvel e da Sony. É certo que Homem-Aranha de Tom Holland é parte do MCU, visto que o garoto teve papel importante nos filmes principais desde Capitão América: Guerra Civil, mas esse “status” não se estende para algo como Venom – apesar do simbionte ser o maior inimigo do Teioso.

Com a presença do Abutre, que já contracenou com Tom Holland, vale dizer que Morbius é parte do MCU? Bom… não exatamente. Recentemente, durante uma entrevista sobre Velozes e Furiosos 9, Tyrese Gibson foi questionado sobre a junção desses universos, e o ator respondeu na lata: sim, é tudo parte do MCU. Sem nem tempo de tratar o assunto como resolvido, a Sony Pictures garantiu que, não, Morbius não é parte do Universo Cinematográfico da Marvel.

Essa mesma novela dá as caras em outros rumores, ainda que em menor grau. Uma outra questão que surgiu durante as entrevistas foi a possibilidade do encontro entre o vampiro Morbius e o caçador de vampiros Blade. Jared Leto respondeu ao apresentador James Corden que consegue ver isso acontecendo, o que serviu para alguns como confirmação dos universos conectados, mas o ator parece apenas ter se expressado indevidamente. A treta entre o monstro de Jared Leto e o matador de Mahershala Ali seria legal, mas isso não deve acontecer se a Sony e a Marvel Studios não firmarem outra parceria, assim como rolou com o Homem-Aranha.

Vampiro de Jared Leto não deve enfrentar o Blade do MCU tão cedo assim

Já uma outra especulação pende mais para o lado da Sony Pictures apostar em criar novas versões de heróis que já foram apresentados nas telonas. A teoria apontava que o personagem de Jared Harris seria o Doutor Octopus, e que o filme marcaria o início do Sexteto Sinistro, grupo de vilões do Teioso formado por Electro, Abutre, Venom, Mistério, e Kraven o Caçador, com Octopus de líder.

Considerando que quatro dos antagonistas já têm intérpretes dentro do universo da Sony, isso com certeza poderia acontecer – exceto pelo fato de que Harris negou à Variety ter esse papel no longa:

“Eu amo a imaginação dos fãs, e é animador para mim pensar nessa imaginação toda, mas não. Não sou ele”, falou Harris sobre o Doutor Octopus.

A questão do universo de Morbius se mantém em aberto, mas as respostas talvez estejam em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Sanford Panitch, presidente da Sony, afirmou (via Variety) que o novo filme esclarecerá muita dessa confusão, especialmente por marcar o fim da parceria entre os estúdios:

“Existe um plano, na verdade. Nosso rumo está começando a ficar claro para as pessoas. Quando Sem Volta para Casa sair, ainda mais será revelado.”

Quando estreia Morbius?

Morbius já trocou de data de estreia diversas vezes. O filme estava inicialmente previsto para julho de 2020, ai foi adiado para outubro por conta do início da pandemia da Covid-19. Depois disso saltou para março de 2021, e então para outubro de 2021.

Por enquanto, a estreia segue definida para 20 de janeiro de 2022. Considerando que muitos países já estão reabrindo seus cinemas, por conta da vacinação em massa de suas populações, é bastante provável que esta seja a data final de Morbius – pelo menos nos Estados Unidos.

Concorda? Veja nosso ranking de todos os filmes do Homem-Aranha, do pior ao melhor:

Imagem de perfil
sobre o autor Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117