The Mandalorian: Supervisor de efeitos visuais fala sobre os desafios da série

Capa da Publicação

The Mandalorian: Supervisor de efeitos visuais fala sobre os desafios da série

Por Evandro Lira

A série The Mandalorian, do Disney+, trouxe mudanças significativas para o mercado de efeitos visuais graças à tecnologia de produção conhecida como StageCraft.

A técnica apresenta extensas telas de LED no set que oferece a equipe da série a oportunidade de criar qualquer cenário da galáxia ainda nas filmagens, poupando assim grande parte do trabalho de pós-produção.

Em um novo artigo do FXGuide, o veículo revelou alguns detalhes sobre o método de produção de The Mandalorian, especificamente sobre os desafios do quinto episódio da segunda temporada, aquele em que aparece a Ashoka de Rosario Dawson.

Ambientado em Corvus, um planeta antes exuberante com florestas e agora reduzido a cinzas, o episódio apresentou alguns desafios para a equipe. Os cenários foram construídos e depois trazidos para o set, com as telas se estendendo para espaços que normalmente seriam reservadas para esconder a equipe técnica. Dessa forma, uma sequência de imagens poderia ser projetada de fora até o interior do set.

Set do quinto episódio da segunda temporada de ‘The Mandalorian’

Outro desafio se apresentou numa sequência que envolvia o uso de uma piscina. De acordo com Richard Bluff, supervisor de efeitos visuais de The Mandalorian, era possível enxergar pequenas ondulações na água mas a câmera não conseguiu captar o mesmo padrão. O oposto aconteceu depois que uma nova configuração no ambiente resultou em padrões que a câmera conseguia capturar mas a equipe não.

“Foi tudo muito estranho, e essa foi uma das razões pelas quais na primeira temporada, decidimos que era muito arriscado filmar uma cena com água no set, mas pensamos que poderíamos ser mais flexíveis na segunda temporada”, disse Richard Bluff.

O artista expressou animação ao falar sobre o futuro uso da tecnologia, que ele acredita estar sendo cada vez mais pensada em conjunto por toda a equipe que trabalha numa produção desse porte:

“O que pensávamos serem limitações eram realmente interessantes e estão sendo resolvidos de maneiras criativas, porque todos estão contribuindo. Dos roteiristas aos diretores, dos diretores de fotografia aos chefes de departamento e equipe, todos têm uma uma compreensão da tecnologia muito melhor agora. Tiraram as luvas e agora estamos apenas perguntando: o que mais podemos fazer? Como podemos usar essa tecnologia de maneiras novas e interessantes para contar histórias mais atraentes?”

As duas temporadas de The Mandalorian, série do universo Star Wars, estão disponíveis no Disney+.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Evandro Lira

Editor, bacharel em Cinema e Audiovisual, bruxo nascido trouxa, filho dos filhos do átomo, mestre dos quatro elementos, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira