Liga da Justiça de Zack Snyder: Tudo que você precisa saber sobre as Caixas Maternas

Capa da Publicação

Liga da Justiça de Zack Snyder: Tudo que você precisa saber sobre as Caixas Maternas

Por Leo Gravena

A Liga da Justiça de Zack Snyder finalmente está entre nós e um dos principais elementos do filme são as Caixas Maternas. Elas possuem várias funções dentro da trama, influenciando na história do Ciborgue e do Superman no longa, e é também o objeto de desejo do Lobo da Estepe, que pretende usá-las para transformar a Terra em uma cópia de Apokolips.

As Caixas Maternas são bem importantes no universo DC e possuem uma longa história nos quadrinhos, antes de terem aparecido em Liga da Justiça. Confira aqui as principais informações que você precisa conhecer sobre elas.

Quadrinhos

Criação

As Caixas Maternas foram criadas por um cientista de Nova Gênesis chamado Himon e são completamente sencientes, além de serem bem menores do que as versões dos cinemas. Elas possuem diversos poderes, que muitas vezes são um mistério até mesmo para os Novos Deuses.

Segundo o Novo Deus Metron, cada Caixa Materna compartilha uma “ligação mística com a natureza”, além de terem uma conexão muito forte com aqueles que as possuem. Nos quadrinhos, elas se comunicam através de um “ping”, que pode ser compreendido por aqueles que as carregam.

Caixa Materna nos quadrinhos

Poderes

Nas HQs da DC, tanto antes quanto depois dos Novos 52, as Caixas Maternas são itens extremamente poderosos, dando diversas habilidades aos seus usuários.

Dentre as principais, ela pode manipular a energia e matéria de toda a existência, além de poder regenerar e dar vida a quem seu usuário desejar. Ela também consegue manipular a gravidade, controlar e dar consciência para máquinas não sencientes, pode pressentir perigo, vida e emoções.

As Caixas Maternas também possuem um nível de telepatia que compartilham com o usuário, além de sentirem tudo que está ao seu redor e terem acesso a todo o conhecimento dos Novos Deuses.

Todas essas habilidades vêm da ligação das Caixas Maternas com a Fonte.

Uma das versões mais atuais da Caixa Materna nas HQs

A Fonte

Na DC, a Fonte é a “fonte” de tudo o que existe. É uma forma infinita de energia da qual toda vida surgiu, sendo adorada pelos Novos Deuses. Ela surgiu junto do Universo e é uma das maiores forças antigas da DC Comics, sendo muito importante nos quadrinhos.

As Caixas Maternas conseguem se ligar e acessar a Fonte, de forma que adquirem suas habilidades poderosas e transmitem isso para seu usuário.

Filme

As Caixas Maternas na Liga da Justiça de Zack Snyder.

Poderes

No filme, as Caixas Maternas são mais contidas que nos quadrinhos, mas, ainda assim, elas são extremamente destrutivas. As principais habilidades que vemos elas demonstrando são:

Manipulação Biológica e Mecânica

As Caixas Maternas possuem a habilidade de alterar completamente a vida em um nível celular, seja em uma pessoa ou até mesmo um planeta inteiro. Elas utilizam um campo de energia que permite que tudo dentro dele seja alterado biologicamente. É dessa forma que o Darkseid pretende transformar completamente a Terra.

Elas também podem manipular qualquer tipo de objeto mecânico e tecnologia, que é a habilidade utilizada na origem do Ciborgue, fazendo com que as suas partes orgânicas e mecânicas funcionassem em conjunto de forma eficiente.

Criação de Tubos de Explosão

Na DC, os Tubos de Explosão são portais de transporte criados pelas Caixas Maternas. Eles são portais cilíndricos que podem atravessar dimensões ou transportar alguém por grandes distâncias. No filme, vemos essa habilidade sendo utilizada pelo Lobo da Estepe quando ele chega em Themyscira.

Terraformação

Utilizando-se de uma mistura de todas as suas habilidades, as Caixas Maternas, quando unidas, possuem a habilidade de transformar qualquer planeta em uma versão de Apokolips, além de ativar uma mutação em todos os seus habitantes, gerando os parademônios.

Os Sacerdotes de Apokolips

Liga da Justiça de Zack Snyder

No Universo Estendido da DC, as Caixas Maternas são diferentes de suas versões nos quadrinhos. No DCEU existem apenas três delas, criadas em Apokolips. Além de serem bem maiores que nas HQs, elas possuem um visual mais sombrio.

As Caixas Maternas são os principais artefatos da história de Liga da Justiça de Zack Snyder. Elas foram utilizadas há milhares de anos, antes mesmo dos Atlantes irem para o fundo do oceano, quando Darkseid tentou conquistar a Terra. Ele usaria as caixas para trazer completa destruição ao planeta e transformá-lo na imagem de Apokolips. Assim, o povo de Atlântida, as Amazonas, os Deuses e a Humanidade se uniram para enfrentar o vilão.

Darkseid

Em Liga da Justiça de Zack Snyder, testemunhamos a primeira grande invasão de Darkseid à Terra. Enquanto ele e seu exército lutam contra a resistência formada no nosso planeta, seus sacerdotes utilizam as Caixas Maternas para começar a terraformação.

Ouvimos de Diana Prince, a Mulher-Maravilha, que as Caixas são de uma tecnologia extremamente avançada, tão poderosas que é impossível discernir seu poder de magia. Nesta primeira invasão, são mostrados três dos “sacerdotes” de Apokolips ativando as caixas, mas Zeus consegue impedir o processo.

Em Liga da Justiça de Zack Snyder, um Lobo da Estepe mais ameaçador sairá em busca das Caixas Maternas

Após a batalha, os guerreiros da Terra decidiram que cada uma das Caixas Maternas ficaria sob os cuidados de uma das raças. Por isso, no filme vemos o Lobo da Estepe caçando esses objetos, indo primeiro em busca da Caixa de Themyscira, depois da Caixa de Atlantis e, por fim, a da Humanidade.

Ciborgue

A Caixa da Humanidade fez uma longa jornada até acabar no STAR Labs. Ela está junto do cientista Silas Stone, que estava tentando usar seus poderes para ajudar seu filho, Victor, que foi gravemente ferido em um acidente. Após várias tentativas falhas, a Caixa Materna ativa sozinha, se movendo em direção a Victor e reparando seu corpo, fazendo com que ele se unisse com a tecnologia ao redor para transformá-lo no Ciborgue.

O vídeo do momento foi adquirido por Lex Luthor e mostrado em Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Em Liga da Justiça de Zack Snyder, a sequência será melhor explorada

Ciborgue, o “filho” das Caixas Maternas

Liga da Justiça de Zack Snyder já está disponível no Brasil! Clique aqui para encontrar todas as plataformas de aluguel do longa e conhecer a nova história dos maiores heróis da DC.

E aí, você está preparado para conferir o novo Liga da Justiça? Comente!

Fique com: