Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Roteirista explica como tentou evitar que participações fossem apenas fan service

Capa da Publicação

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Roteirista explica como tentou evitar que participações fossem apenas fan service

Por Leo Gravena

Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, vemos vários personagens de filmes das franquias anteriores do Homem-Aranha retornando no Universo Cinematográfico da Marvel. No longa, tanto o Doutor Octopus de Alfred Molina, como o Electro de Jamie Foxx – e vários outros – retornam após um feitiço do Doutor Estranho dar errado. Contudo, segundo um dos roteiristas do filme eles não queriam que o longa fosse apenas um festival de “fan service“.

Em uma longa entrevista com a Variety, o coescritor do filme, Chris McKenna, explicou que mesmo com o retorno de Tobey Maguire, Andrew Garfield e os vários vilões dos filmes anteriores, a parte emocional da história era o principal:

“A coisa mais importante nisso era não apenas fazer um monte de fan service. Não era apenas chamar eles para aparecer,” disse o roteirista. “Nós tivemos que descobrir uma maneira desse filme contar a história desse Peter Parker agora, de forma orgânica a onde deixamos ele no último filme. Essa era nossa estrela guia. É, [o multiverso] é uma ideia grande e divertida. Não vamos esquecer o Peter. Você não pode se perder na mistura. [O filme] tem que ser sobre a jornada emocional dele”. 

Tom Holland como o Homem-Aranha em Sem Volta para Casa.

O termo “fan service” ficou bastante conhecido nos últimos anos e serve para designar um filme que apenas entrega aquilo que os fãs querem ver, sem, necessariamente, trazer uma boa história atrelada às cenas e easter-eggs, muitas vezes idênticas aos quadrinhos – mas que não possuem muito propósito na trama.

Acha que o filme consegue trazer emoção sem tornar as participação apenas um “fan service”? Não deixe de comentar!

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Leo Gravena

Editor | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."