Homem-Aranha Sem Volta para Casa: Roteirista fala sobre cortar referências e homenagens desnecessárias

Capa da Publicação

Homem-Aranha Sem Volta para Casa: Roteirista fala sobre cortar referências e homenagens desnecessárias

Por Arthur Eloi

Atenção: Alerta de Spoilers!

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é uma experiência bastante nostálgica, especialmente pelo retorno de grandes figuras dos filmes passados do herói nas telonas. Isso abre muito espaço para momentos de fanservice e referências, e por mais que muitos deles estejam presentes na versão do final, os roteiristas revelaram que muita coisa precisou ser cortada.

Em entrevista ao DiscussingFilm (via Comic Book), o coroteirista Erik Sommers falou que alguns momentos especiais precisaram ser cortados para garantir que o foco da aventura fosse a jornada de Peter Parker (Tom Holland):

No fim das contas, é um filme do Homem-Aranha, e tudo precisa girar em torno da história de Peter Parker. Houve muitas decisões dolorosas, coisas que íamos amar ter feito, como interações entre dois vilões. Mas tudo precisava avançar a jornada de Peter e manter a trama em movimento. Com certeza tivemos muito do que chamamos de ‘pequenas preciosidades’ – aqueles pequenos momentos e coisas que amamos – mas que precisamos abrir mão de vez em quando.

Segundo roteirista, a parte complicada de escrever Homem-Aranha: Sem Volta para Casa foi ir além do fanservice raso

Sommers explica que essas decisões complicadas surgem para impedir que o longa se tornasse um grande ato de fanservice vazio, entregando apenas homenagens nostálgicas ao invés de uma trama original:

É um grande malabarismo pois amamos os filmes de Sam Raimi e de Marc Webb, e queremos homenageá-los e deixar os fãs felizes. Mas não queremos fazer fanservice preguiçoso porque isso vai soar falso. Nesse malabarismo, é preciso sempre estar pensando na trama, mesmo que você queira muito colocar um vilão para repetir uma frase clássica. Não se pode deixar levar pela necessidade de criar um momento só para isso, senão você vai acabar escrevendo uma cena que sequer precisa estar no filme.

Ao longo dos próximos meses, especialmente quando a poeira do medo de spoilers baixar, mais informações sobre esses momentos que foram cortados devem ser divulgados, tanto com artes conceituais quanto com declarações da equipe.

Uma dessas cenas que ficou de fora, porém, inclui uma participação especial do irmão de Tom Holland, Harry Holland, que foi gravada mas não entrou na versão final do filme.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Aproveite e confira:

Imagem de perfil
sobre o autor Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117