Homem-Aranha Sem Volta Para Casa: Filme terá influência de HQ importante

Capa da Publicação

Homem-Aranha Sem Volta Para Casa: Filme terá influência de HQ importante

Por Leo Gravena

O primeiro trailer de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa foi divulgado ontem e revelou boa parte da história principal do filme do herói. Ao ver Peter Parker pedindo para que o Doutor Estranho apagasse a memória de todo mundo sobre ele ser o Homem-Aranha, muitos fãs ligaram a trama com a história “Um Dia a Mais”, na qual Peter faz um acordo com Mephisto.

Muitos fãs acreditam que o acordo foi para fazer com que o mundo esquecesse a identidade do herói, mas não foi isso o que aconteceu. O acordo de Peter com Mephisto foi exclusivamente para salvar a Tia May. Mas então como todo mundo esqueceu da identidade do herói? Através de um feitiço do Doutor Estranho, na história “Um Momento no Tempo”, que certamente parece influenciar o novo filme.

Veja abaixo o que acontece em cada uma dessas histórias

Anteriormente…

Em 2005, a Marvel lançou um de seus maiores eventos até o momento: Guerra Civil. Em um dos momentos mais icônicos da saga, vemos Peter Parker revelando sua identidade como o Homem-Aranha para o resto do mundo. Isso, acarretou vários problemas para a vida do herói.

Junto disso, o editor Joe Quesada, da Marvel, queria dissolver o casamento entre Peter e Mary Jane Watson, que ocorreu em 1987, porque ele acreditava que isso limitava novas histórias do herói e era importante para assegurar os próximos 20 ou 30 anos de HQs focadas no Homem-Aranha.

Dessa forma, em 2007, foi criada a história “Um Dia a Mais”, que mostra o casamento entre Peter e Mary Jane acabando.

Capa de Homem-Aranha: Um Dia a Mais

Um Dia a Mais

Na história de 2007, a Tia May é baleada após os eventos de Guerra Civil e está à beira da morte. Peter busca ajuda de vários heróis, como o Doutor Estranho, Sr. Fantástico e até do Senhor Destino, porém ninguém pode ajudá-lo. Após tentar ajudar uma mulher em perigo, Peter encontra o demônio Mephisto, que diz a ele que pode salvar a vida da Tia May.

Mas, com Mephisto, sempre existe um preço e ele diz que não quer a alma do herói, mas sim seu casamento com Mary Jane. Os dois personagens tem até a meia-noite do dia seguinte para se decidirem e então Peter e MJ concordam em acabar com o casamento para que a Tia May possa sobreviver.

Antes deles aceitarem o acordo, Mary Jane sussurra algo no ouvido de Mephisto, que muda a história para que Peter Parker e Mary Jane nunca tenham se casado. Peter acorda na casa da Tia May e vai até uma festa com seu melhor amigo, Harry Osborn (que havia morrido tempos atrás). Peter vê Mary Jane saindo da festa triste e os convidados brindam a um “dia a mais”.

Em nenhum momento da história Peter pede para Mephisto que sua identidade não seja revelada, porém, ao acordar na nova realidade, ninguém se lembra que ele é o Homem-Aranha. Dessa forma, muitos acreditaram que isso era apenas um efeito do casamento entre Peter e MJ ter sido desfeito, mas na verdade isso foi causado pelo Doutor Estranho em outra saga.

Capa de Homem-Aranha: Um Momento no Tempo

Um Momento no Tempo

Em 2010, a Marvel voltou a revisitar a história, preenchendo os “buracos” que ficaram em aberto na trama. A HQ começa com Peter e MJ conversando sobre seu casamento que nunca ocorreu e os eventos de Um Dia a Mais. 

Logo de começo é revelado o que Mary Jane Watson sussurrou para Mephisto: Peter nunca ia trocar o casamento dele pela vida da Tia May, a menos que ela dissesse para ele aceitar o acordo, porém, ele deveria deixar Peter em paz após o acordo ser feito; e Mephisto concorda com os termos.

Também é revelado que no dia do casamento deles, Peter havia se atrasado porque estava lutando contra criminosos e MJ disse que queria começar uma família com ele e ter filhos, porém ela não queria que eles sempre estivessem em perigo e, para eles se casarem, Peter devia deixar de ser um herói – o que ele recusa.

Os dois ainda estão juntos quando a Tia May leva o tiro, porém Peter consegue salvá-la. Após o atentado contra May não dar certo, o Rei do Crime manda um assassino para ir atrás da tia de Mary Jane, Anna. O assassino não consegue matar a Tia Anna, mas consegue ferir gravemente MJ. Peter a leva para o Doutor Estranho, para que ele a cure e pede que ele faça um feitiço para que todos esqueçam sua identidade.

Doutor Estranho conversa com Tony Stark, o Homem de Ferro, e Reed Richards, o Sr. Fantástico, sobre o assunto, em busca de conselho, já que eles são parcialmente responsáveis por Peter ter revelado sua identidade ao público. Eles então decidem que ninguém, nem eles mesmos nem Mary Jane podem se lembrar de nada, mas que o feitiço será feito para que Peter possa proteger seus amigos e família.

Para fazer o feitiço, o Doutor Estranho coloca Peter dentro de uma bolha protetora, que vai protegê-lo do feitiço e permitir que ele seja a única pessoa no mundo que se lembre do que aconteceu. No último momento, contudo, Peter puxa MJ para dentro da bolha com ele, fazendo com que ela também não se esqueça.

Quando os dois acordam na nova realidade, MJ pergunta porque ele não a deixou esquecer. Ela explica que ela não pode ficar com ele porque é apenas uma questão de tempo até alguém descobrir novamente a identidade dele e ir atrás dela e sua família, algo que ela não pode permitir – o que faz com que os dois se separem novamente. De volta ao presente, MJ diz para Peter que ele precisa seguir em frente e encontrar outra pessoa com quem ele pode ficar.

O Homem-Aranha terá vários problemas com sua identidade vindo à público no terceiro filme do herói no MCU.

O feitiço do Dr. Estranho em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Dessa forma, por mais que muitos acreditem que o mundo ter esquecido a identidade de Peter Parker como o Homem-Aranha ocorreu por causa de seu acordo com Mephisto em Um Dia a Mais, não é exatamente isso o que aconteceu. Devido a nova realidade alterada por Mephisto, Peter pediu a ajuda do Doutor Estranho para que ele apagasse a mente de todos.

E como vimos no trailer, Peter também irá pedir a ajuda do Mago Supremo, porém sem a bagagem da saga na qual ele faz um acordo com o diabo.

Peter vai até o Doutor Estranho no trailer de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa conta com o retorno de Tom Holland como Peter Parker, Zendaya como MJ, e Benedict Cumberbatch como o Doutor Estranho. Além deles, Alfred Molina, o Doutor Octopus de Homem-Aranha 2 (2004), volta ao papel pela primeira vez em 17 anos. O primeiro trailer também indica o retorno de Willem Dafoe como Duende Verde, o primeiro vilão do Teioso nos cinemas, que foi introduzido em Homem-Aranha (2002).

A estreia de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa está marcada para 16 de dezembro nos cinemas.

Animado pelo novo filme do Homem-Aranha? Deixe nos comentários abaixo, e aproveite para conferir tudo sobre o primeiro trailer de Sem Volta para Casa: