Hawkeye: Tudo o que sabemos sobre a série da Marvel no Disney+ (até agora)

Capa da Publicação

Hawkeye: Tudo o que sabemos sobre a série da Marvel no Disney+ (até agora)

Por Gus Fiaux

Universo Cinematográfico da Marvel está se expandindo através do Disney+ – e como já vimos esse ano, o serviço de streaming oferece espaço para personagens que nunca tiveram tanto destaque nos cinemas, como Clint Barton, o Gavião Arqueiro, que deve ganhar sua própria série em novembro deste ano. Porém, dessa vez, ele não estará junto dos Vingadores. Na verdade, essa aventura vai levá-lo a treinar sua própria aprendiz, Kate Bishop.

A série está causando muita curiosidade entre os fãs, não apenas pela participação do herói, mas também pela estreia da heroína que, nos quadrinhos, é famosa por participar dos Jovens Vingadores. Agora que nós já tivemos a primeira foto oficial da produção, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre Hawkeye, a série dos Gaviões Arqueiros para o Disney+.

Jeremy Renner como Gavião Arqueiro/Ronin em Vingadores: Ultimato.

A trama

Até o momento, poucos detalhes da trama foram divulgados, mas já sabemos uma coisa ou outra que pode ajudar a definir o sentido dessa série e sua conexão no Universo Cinematográfico da Marvel. Primeiro de tudo, sabemos que a série será amplamente influenciada por Hawkeye Vol. 4, a fase dos quadrinhos roteirizada por Matt Fraction e ilustrada por David Aja, lançada entre 2012 e 2015.

Na trama, Clint Barton se muda para um prédio residencial em Nova York, onde precisa enfrentar mafiosos e uns vilões bem sinistros das HQs, como o Palhaço e a Madame Máscara. Nessa fase, ele se junta a Kate Bishop, a heroína juvenil que havia assumido seu manto, e começa a treiná-la para que ela possa superá-lo como mentor. Essa é a fase mais aclamada do personagem nos quadrinhos, e vários dos elementos presentes aqui estarão na série.

Além disso, podemos tirar um pouco de contexto a última participação do personagem no MCU, em Vingadores: Ultimato. No filme, Clint precisa se aliar mais uma vez aos Heróis Mais Poderosos da Terra para ter a chance de reviver sua família, morta durante o ataque de Thanos. Ele acaba sendo enviado ao planeta Vormir junto da Viúva Negra, mas ela acaba se sacrificando para pegar a Joia da Alma, de modo que ele possa sobreviver à batalha final.

Isso certamente abriu as cicatrizes de alguns personagens. Na cena pós-créditos de Viúva Negra, descobrimos que Yelena Belova trabalha a serviço de Valentina Allegra de Fontaine e sua próxima missão é caçar o “responsável” pela morte de Natasha. Por isso, a espiã deve retornar na série do herói, pronta para eliminá-lo, já que acredita que ele é o grande culpado pelo fim de sua irmã.

Em entrevista ao EW, Jeremy Renner também comentou um pouco a participação de Kate na série: “Kate é uma jovem de 22 anos e é grande fã do Gavião Arqueiro. Ela tem um jeito maravilhosamente irritante e igualmente charmoso, por ser muito fã do Gavião Arqueiro. O relacionamento deles cresce a partir disso, mas o maior problema para Clint é Kate e os vários problemas que ela traz para a vida dele”. 

Apresentada em Viúva Negra, Yelena Belova retornará para a série dos Arqueiros.

Elenco

O elenco da série já está gigantesco, apresentando novos personagens e trazendo alguns rostos conhecidos do MCU. Primeiro, obviamente teremos Jeremy Renner de volta como Clint Barton, reprisando o papel que interpretou em sete longas do Universo Cinematográfico da Marvel. Dessa vez, ele vai dividir os holofotes com Hailee Steinfeld, jovem atriz conhecida por Quase 18 Bumblebee, que assumirá o posto de Kate Bishop, a Gaviã Arqueira.

Além deles, teremos Vera Farmiga (a Lorraine Warren do universo de Invocação do Mal), no papel de Eleanor Bishop, a mãe de Kate. Tony Dalton (de Better Call Saul) será Jack Duquesne, um personagem que pode ser uma nova versão do Espadachim dos quadrinhos, um vilão/herói dos Vingadores que foi o responsável por treinar Clint Barton, na época em que ele era apenas um órfão vivendo no circo.

Outra personagem muito importante das HQs é Eco, uma heroína surda que pode ganhar sua própria série solo. Na série, ela será interpretada por Alacqua Cox (em seu primeiro trabalho de atuação). Ainda não sabemos se ela será apresentada como Eco ou apenas em sua identidade civil, Maya Lopez. Por outro lado, o pai de Maya, William Lopez, também estará na série, e será vivido por Zahn McClarnon (de Rastro de Maldade e Doutor Sono).

Quanto aos vilões e antagonistas, teremos a participação de Yelena Belova, interpretada mais uma vez por Florence Pugh, que deve colocar o Gavião Arqueiro em sua mira após descobrir que ele é o “responsável” pela morte de sua irmã. Outro personagem anunciado é Kazi, a identidade secreta do Palhaço das HQs, que será vivido por Fra Fee (de Animals Os Miseráveis). A presença do personagem comprova a inspiração da série em Hawkeye Vol. 4.

Jeremy Renner e Hailee Steinfeld nos bastidores de Hawkeye.

Bastidores

As notícias sobre a série tiveram início em setembro de 2018, quando foi anunciado que a Marvel Studios estaria desenvolvendo várias séries exclusivas para o Disney+ focadas em alguns dos heróis da editora. Aos poucos, novas informações comprovaram que uma dessas séries seria protagonizada pelo Gavião Arqueiro, mas a oficialização só veio em julho de 2019, quando Kevin Feige anunciou a produção na San Diego Comic-Con.

De lá para cá, o elenco começou a ser escolhido – e por pouco quase não tivemos Hailee Steinfeld no papel de Kate, já que a atriz estava com a agenda apertada por conta das gravações de sua série para o AppleTV+Dickinson. Mas tudo acabou dando certo e ela foi escolhida para protagonizar a série ao lado de Jeremy Renner – e acredita-se que essa será a última participação do ator e de seu personagem no Universo Cinematográfico da Marvel.

A série conta com Jonathan Igla no papel de showrunner, criador e roteirista principal. Ele é conhecido por seus trabalhos em séries de prestígio, como Mad MenMasters of SexSorry For Your Loss, onde foi roteirista. Hoje em dia, ele também é um co-produtor em Bridgerton, um dos maiores sucessos da Netflix. Igla inclusive já foi premiado por seu trabalho como roteirista em Mad Men, pelo Sindicato dos Roteiristas dos EUA.

Quanto aos diretores, dessa vez não teremos apenas um como foi nas séries anteriores da Marvel no Disney+. Um bloco de episódios será dirigido por Rhys Thomas (de Unbreakable Kimmy Schmidt Saturday Night Live) e o outro será comandado pela dupla de diretoras Bert & Bertie (de The Great Tropa Zero). As filmagens tiveram início em dezembro do ano passado e se estenderam até abril de 2021.

Primeira imagem oficial da série, divulgada na última quinta-feira (29)

Quando lança Hawkeye?

A série chega ao catálogo do Disney+ no dia 24 de novembro. Assim como Loki, a série será exibida semanalmente às quartas-feiras – e muitos acreditam que exista uma conexão entre Hawkeye Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, já que ambas as produções devem estrear com um pequeno intervale de distância uma da outra.

Ainda não sabemos exatamente quantos episódios serão ao total, mas a julgar pelos últimos lançamentos do MCU, como Loki Falcão e o Soldado Invernal, supomos que terá apenas seis capítulos, totalizando aproximadamente de cinco a seis horas de duração. Também não sabemos se essa série vai ganhar uma segunda temporada ou se será uma minissérie como WandaVision.

De tudo o que já sabemos, essa promete ser uma das aventuras mais divertidas do Universo Cinematográfico da Marvel, além de abrir as portas para muitos personagens e figuras conhecidas no futuro. Já sabemos que o estúdio está desenvolvendo uma série focada na Eco, além de termos a estreia de Kate Bishop que pode, futuramente, integrar uma formação dos Jovens Vingadores.

Com tudo isso, Hawkeye tem tudo para fazer justiça ao Gavião Arqueiro, que passou anos sendo deixado de lado entre os Vingadores por não ter superpoderes. Mais do que isso, promete ser uma adaptação sensacional de um dos grandes arcos do personagem nos quadrinhos, além de oficializar a passagem de manto para Kate Bishop, uma heroína que surgiu há pouco tempo mas já conquistou o coração de muitos fãs.

Hawkeye estreia no dia 24 de novembro, no Disney+.

Abaixo, veja os melhores momentos do Gavião Arqueiro no MCU: