Guardiões da Galáxia: Marvel não entendia o apelo do filme de James Gunn

Capa da Publicação

Guardiões da Galáxia: Marvel não entendia o apelo do filme de James Gunn

Por Arthur Eloi

Além de arte, cinema também é entretenimento pensado para ganhar dinheiro. Isso significa que há muita gente envolvida no processo de fazer filmes que não são exatamente das áreas criativas – e isso, claro, vale também para a Marvel Studios e seu império bilionário.

Um trecho do livro The Story of Marvel Studios: The Making of the Marvel Cinematic Universe (via CBR), obra de Tara Bennett e Paul Terry que narra o surgimento e ascensão do Universo Cinematográfico da Marvel, exemplifica bem isso ao revelar que os executivos da empresa não entendiam qual era o apelo de Guardiões da Galáxia, de James Gunn.

Uma fala do produtor Jeremy Latcham explica que o comitê criativo da empresa não sacou o potencial do filme:

Eles não entenderam as músicas, ou o tom. A gente brigou pelo filme, para tentar manter a visão de James Gunn intacta, porque sabíamos que era algo especial. Tentamos continuar seguindo em frente.

Quem ajudou a emplacar o longa foi Kevin Feige, que hoje é presidente da Marvel Studios. O próprio executivo descreve a luta para garantir a chegada do filme aos cinemas:

Era importante se arriscar dessa forma, e parecia ser a hora certa, talvez até um pouco tarde. Não precisa ser um sucesso enorme. Estávamos tentando algo novo com base em personagens que eram ainda mais desconhecidos que o grupo dos Vingadores eram antes daquele filme.

Apesar de todas as brigas, Guardiões da Galáxia se tornou um dos filmes com melhor recepção – de crítica e bilheteria – de todo o MCU

No fim das contas, esse risco valeu a pena. Guardiões da Galáxia chegou aos cinemas em agosto de 2014, e totalizou US$772,7 milhões na bilheteria mundial, conquistou 92% de aprovação crítica e do público no Rotten Tomatoes, e ainda alavancou as carreiras do elenco e do diretor James Gunn.

Essa jornada chegará ao fim no vindouro Guardiões da Galáxia Vol. 3, previsto para estrear em algum ponto de 2023.

Aproveite e confira o ranking de todos os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, do pior ao melhor (com base na recepção crítica):

Imagem de perfil
sobre o autor Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117