Capa da Publicação

Dragon Ball: Akira Toriyama revelou como os saiyajins envelhecem

Por Melissa de Viveiros

Em uma franquia tão grande quanto Dragon Ball, é comum que os fãs tenham muitas perguntas, seja sobre o mundo, os personagens, ou eventos que simplesmente não são discutidos tão diretamente quanto eles gostariam. Embora Akira Toriyama não tenha respondido tudo que os fãs desejam saber, muitas perguntas frequentes na verdade já foram respondidas por ele no passado, uma vez que o autor da série tinha o hábito de fazer sessões de perguntas e respostas. É o caso, por exemplo, do processo de envelhecimento dos saiyajins, algo que ele já discutiu algumas vezes.

Enquanto muitos fãs ainda especulam sobre como esse processo realmente ocorre, e se de fato os sayajins envelhecem, a resposta do autor está em um guia publicado em 2009, o Dragon Ball Super Exciting Guide. O criador da série realizou uma sessão de perguntas e respostas antes do lançamento do guia, no qual essas respostas foram então publicadas.

Como os Saiyajins envelhecem?

Ao ser questionado se os saiyajins permanecem jovens para sempre, Toriyama respondeu (via ComicBook):

“Saiyajins são uma raça de guerreiros, então o envelhecimento deles fica mais lento uma vez que eles alcançam uma idade apropriada para lutar, e eles mantêm grande força por muito tempo. No entanto, seu tempo médio de vida não é muito diferente dos terráqueos, e quanto eles alcançam uma certa idade, eles rapidamente se tornam fracos.”

Paragus, o pai de Broly, é um dos saiyajins mais velhos vistos em Dragon Ball

A aparente juventude dos saiyajins não seria, portanto, eterna: eles simplesmente permanecem mais tempo nas fases da vida que permitem a eles maior capacidade para lutar. Ainda assim, apesar de a resposta de Toriyama indicar que ao atingir uma certa idade os saiyajins enfraquecem, personagens como o pai de Broly, Paragus, mostram que isso não os torna necessariamente fracos, uma vez que ele se mostrou bastante capaz de lutar, embora pareça mais velho.

Apesar disso, não existem muitos saiyajins mais velhos ao longo da obra de Toriyama além de Paragus, o que parece sugerir que a raça de guerreiros tende a morrer antes de chegar a uma idade mais avançada.

E aí, a explicação de Toriyama respondeu suas dúvidas sobre o assunto? Não deixe de comentar!

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || What is infinite? The universe and the greed of men. || @windrunning_