Capa da Publicação

Dragon Ball: Akira Toriyama admite que revelação sobre passado de Goku foi um retcon

Por Melissa de Viveiros

Atualmente, já é um fato conhecido e aceito pelos fãs de Dragon Ball que os saiyajins são uma raça de guerreiros, vinda de outro planeta. Isso, no entanto, nem sempre foi assim. Na série original, não havia qualquer sugestão da origem alienígena de Goku, fazendo com que os poderes do personagem se encaixassem em um contexto que pendia para o místico. Foi apenas em Dragon Ball Z que o protagonista descobriu suas origens, sendo um dos últimos representantes de seu povo em todo o universo. Anos depois, o criador da série, Akira Toriyama, confirmou que essa revelação não fazia parte de seus planos originais, sendo um retcon do passado do personagem (via CBR).

Um livro lançado em 2019, chamado Dragon Ball: A Visual History, se aprofunda na história da franquia por meio de sua arte. Compilando conteúdo inédito juntamente com material antigo, a obra conta muito sobre os bastidores da série ao longo dos anos. Um dos quadrinhos antigos contidos nela é de 1989, feito em comemoração ao lançamento do anime Dragon Ball Z. É nele que o autor discute as mudanças que fez na história de Goku, explicando brevemente a razão de sua escolha.

Toriyama diz:

“Mantenha isso em segredo, mas quando tudo começou, eu não planejei que Goku fosse um alien que pode se transformar em um macaco gigante. Eu impressionei a mim mesmo com quanto encaixei bem esse retcon. Se isso faz parecer que eu sou um autor que faz coisas meia-boca, você estaria exatamente certo… mas na realidade não. Apesar de como parece, eu penso muito sobre todas essas coisas. Quer dizer, claro, eu penso. Eu sou um profissional, afinal de contas… Mas dirigir em frente aleatoriamente sem um plano concreto foi emocionante e não completamente ruim. Eu alteraria a história aqui e ali para encaixar a situação, frequentemente sem ter ideia do que viria a seguir. Isso que é emoção de deixar o coração acelerado.”

Vegeta e outros saiyajins só foram incluídos na história após o retcon.

A mudança acabou impactando todo o universo da série. Com a adição de alienígenas, diversos outros elementos também foram adicionados à história, a levando para caminhos que não seriam possíveis se o retcon não tivesse ocorrido. Desse modo, a decisão serviu para expandir o mundo e a trama, até mesmo introduzindo novos personagens, poderes e conflitos que são favoritos dos fãs até hoje.

É impossível saber o que teria acontecido caso a franquia mantivesse suas origens místicas ao invés disso. O fato é que a escolha arriscada de Toriyama teve grande importância em tornar Dragon Ball tudo que a série é hoje, mostrando que os retcons nem sempre tem resultados desastrosos.

O que achou da fala do autor? Comente!

Confira também nossa lista com 7 personagens que o Goku nunca derrotou:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || What is infinite? The universe and the greed of men. || @windrunning_