Capa da Publicação

Homem-Aranha: Como o Dr. Octopus de Alfred Molina pode retornar

Por Gus Fiaux

Com previsão de lançamento para o fim do ano, Spider-Man: No Way Home parece ser uma das produções mais curiosas do Universo Cinematográfico da Marvel. O filme está envolto em teorias, especulações e mistérios, já que existem rumores sobre o retorno de outros Homens-Aranha para se encontrarem com o novo Herói Aracnídeo da Casa das Ideias.

E enquanto isso não se comprova, já tivemos a confirmação de que Alfred Molina estará no filme, interpretando o Doutor Octopus. Isso gerou muitas questões na cabeça do público, que ainda não tem certeza de como será esse retorno. Neste artigo, vamos explorar três formas pelas quais esse retorno pode acontecer no MCU. Afinal, como será o novo combate entre Otto Octavius e Peter Parker?

Bem-vindos ao Aranhaverso!

Recentemente, Alfred Molina deu uma entrevista “confirmando” que vai interpretar o Doutor Octopus saído de Homem-Aranha 2 (2004). De acordo com ele, o diretor Jon Watts teria lhe dito que “ninguém morre de verdade nesse universo”, em referência ao Universo Cinematográfico da Marvel, e que ele retornaria do ponto de onde seu personagem parou no longa dirigido por Sam Raimi há dezessete anos.

Se isso for verdade, é uma pista bem significativa de que a Marvel Studios e a Sony realmente estão desenvolvendo o Aranhaverso em live-action. Como muitos já devem saber, vários rumores andam circulando na internet, falando que Tobey MaguireAndrew Garfield e vários atores de suas respectivas franquias, devem retornar para estrelar No Way Home lado a lado com Tom Holland.

Já tivemos um ótimo exemplo de como isso pode funcionar graças a Homem-Aranha no Aranhaverso, o filme animado de 2018 que se tornou um queridinho dos fãs. A diferença aqui é que, além de outros Aranhas saídos de outros universos, teríamos também supervilões importantes, cada um vindo de alguma franquia conhecida do herói aracnídeo.

O Octopus de Homem-Aranha 2 tem um arco sensacional que podia ser expandido em outros filmes. O personagem não é um vilão unidimensional, sendo mau sem motivos. Ele é complexo e se torna um inimigo para Peter Parker depois de um acidente, que faz com que ele passe a ser controlado por seus tentáculos mecânicos e não o contrário. A interpretação de Molina abrilhanta o personagem e será maravilhoso vê-lo de volta ao papel.

Novo universo, novo Octopus

Ok, ok. Mas vamos fingir por um segundo que Alfred Molina – ainda que seja conhecido por sua seriedade – tenha mentido a pedido da Marvel Studios e da Sony. Essa não seria uma novidade quando falamos dos estúdios, levando em conta que eles prezam por manter as surpresas maiores escondidas do público (a Marvel principalmente). Seria bem aceitável que Molina contasse algo diferente apenas para despistar os fãs que já estão com mil teorias prontas.

Assim sendo, poderíamos muito bem acreditar que o Doutor Octopus seria uma nova versão do vilão, introduzida diretamente no Universo Cinematográfico da Marvel. Ele não viria da franquia de Sam Raimi, e seria uma versão nova e repaginada, “atualizado” para desempenhar um papel antagônico (ou não) nessa nova saga do Escalador de Paredes.

Levando em conta que algo parecido foi feito com o Mercúrio em WandaVision, já que Evan Peters (que viveu o personagem no universo dos X-Men da Fox) foi chamado para interpretá-lo na série. No fim, descobrimos que não era bem assim, e que aquele não era de fato o Mercúrio, mas ainda assim a decisão de escalar Peters no mesmo papel foi algo que manteve teorias e especulações nas redes sociais a mil por hora.

Seja esse o caso, seria bem interessante ver esse Otto Octavius não como uma ameaça, mas como um mentor para Peter Parker, como já vimos em várias versões anteriores do personagem nos cinemas, animações e games. Levando em conta que Octopus é um dos vilões mais icônicos do Homem-Aranha nos quadrinhos, ele poderia se tornar um antagonista aos poucos, vindo como um vilão completo em um filme posterior.

E se tudo for apenas uma ilusão?

Supondo que Molina esteja mentindo e que o Octopus de Homem-Aranha 2 não retorne exatamente para o novo filme do Teioso, ainda há uma terceira opção a se considerar – e uma que deve frustrar muitos fãs. E se tudo não for apenas mais uma ilusão do Mysterio? O personagem foi introduzido em Longe de Casa se passando por herói, antes de revelar que era um vilão e tentar fazer a vida de Peter Parker um inferno.

No fim do filme, dá-se a entender que ele morreu – mas como podemos acreditar plenamente, já que seu corpo nunca foi recuperado e ele é, acima de tudo, um mestre dos truques e disfarces? Além disso, o personagem vivido por Jake Gyllenhaal foi tão carismático e bem-aceito pelo público que há altas chances da Marvel e da Sony transformá-lo em um inimigo recorrente do Amigão da Vizinhança, elaborando planos malignos contra o herói.

Tudo isso por si só já é motivo mais do que suficiente para nos levar a crer que, talvez, o Doutor Octopus – e talvez qualquer outra coisa ligada ao Aranhaverso nesse filme – seja só um truque magistralmente arquitetado por Mysterio para desestabilizar o Aranha e afundá-lo mais uma vez, colocando o Amigão da Vizinhança em um caminho de ilusões e delírios.

Como as expectativas do público estão altíssimas (especialmente com a possibilidade de uma reunião das franquias anteriores sob a bandeira do Universo Cinematográfico da Marvel), essa decisão seria bem questionável e faria com que o público tivesse reações bem adversas – basta lembrar do Mandarim de Homem de Ferro 3, por exemplo. Mas é da Marvel que estamos falando e se tem algo que eles nos provaram nos últimos anos é que não têm medo de se arriscar e de fazer decisões um tanto quanto controversas, ainda mais nessa nova franquia do Homem-Aranha.

Spider-Man: No Way Home está previsto para chegar aos cinemas em dezembro de 2021.

Abaixo, relembre todos os trajes do Homem-Aranha nos cinemas, do pior ao melhor:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux