Capa da Publicação

Coringa é perseguido por família de O Massacre da Serra Elétrica em HQ

Por Arthur Eloi

O Coringa está em apuros nas HQs da DC, sendo caçado por todo tipo de vilão após ser acusado de um massacre no Asilo Arkham. Se não fosse o bastante, a última edição da saga do personagem revelou que ele está sendo perseguido por uma família muito parecida com os antagonistas de O Massacre da Serra Elétrica.

Em The Joker #6 (via Comic Book), a trama dá uns passos para trás e acompanha o passado dos Sampson, uma família de canibais com um longo histórico de crimes no Texas. Ao matarem um grupo de jovens, com apenas uma moça loira conseguindo escapar, a família descobre petróleo em sua propriedade, o que os alavanca para a fama e fortuna – mas mantendo seus hábitos perversos em sigilo, claro. Além do Tio Sawyer, as crueldades são tocadas pelos irmãos Billy e Buddy Sampson.

Mas o que tudo isso tem a ver com o Coringa? Bom, acontece que Billy, o mais velho, estava preso no Asilo Arkham quando aconteceu um ataque com as neurotoxinas do Rei Palhaço do Crime. Apesar do vilão jurar que foi incriminado pelo massacre, foi colocada uma recompensa em sua cabeça. Buddy Sampson, o mais novo, então partiu na busca pelo Coringa, mas acabou tendo seu rosto desfigurado, o que só aumentou sua sede por vingança.

Toda a trama é um aceno direto ao Massacre da Serra Elétrica. Não só a premissa é exatamente igual, levando em conta até a única sobrevivente, como também os personagens parecem tirados direto do clássico de 1974. No caso do filme, a família criminosa são os Sawyer (homenageados na HQ pelo nome do tio), com os irmãos Nubbins e Bubba sendo os responsáveis por caçar vítimas para os parentes canibais. Bubba, o mais novo, é popularmente conhecido como Leatherface, um maníaco de serra elétrica que usa máscaras de pele humana. Já Billy e Buddy Sampson também atacam suas presas com o mesmo martelo de carne e serra elétrica que os vilões do filme. A HQ chega até a brincar com planos muito parecidos com os do clássico.

De serra elétrica e martelo de carne, os irmãos Billy e Buddy Sampson, de Coringa, são homenagem aos canibais de O Massacre da Serra Elétrica

Por fim, outra referência legal dos quadrinhos da DC é que a família canibal de lá vive em uma cidade chamada de Hooper County, uma homenagem à Tobe Hooper, o diretor, compositor e roteirista do primeiro O Massacre da Serra Elétrica.

The Joker, a nova HQ do Coringa, é roteirizada por Sam Johns e James Tynion IV, com artes por Sweeney Boo e Guillem March. A série é publicada desde março de 2021 nos Estados Unidos, mas ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117