Capa da Publicação

Vanessa Morgan, de Riverdale, critica como a série lida com personagens negros

Por Matheus Takahashi

O movimento Vidas Negras Importam tem feito com que muitos artistas tenham se manifestado em relação a temas sobre racismo e como isso é algo que está bastante presente em nossas vidas. Neste caso, a atriz Vanessa Morgan, que vive Toni Topaz na série Riverdale, criticou o programa pela maneira que os personagens negros são tratados.

Saiba mais sobre Riverdale:

Cole Sprouse, de Riverdale, é preso em protesto antirracista

Ator de Riverdale diz que deixou a série porque estava entediado

Produtor de Riverdale fala sobre saída de personagens importantes da série

Em seu perfil no Twitter, a atriz publicou uma imagem em que critica os produtores de Riverdale, além de escrever na legenda que “não iria mais ficar calada”, seguido pela hashtag #BlackLivesMatter. A imagem em questão traz o seguinte texto:

“Estou cansada de como as pessoas negras são interpretadas na mídia, cansada de sermos tratados como capangas, perigosos e pessoas raivosas e assustadoras. Cansada de sermos usados como personagens secundários e sem dimensão para protagonistas brancos. Ou sermos apenas usados em propagandas sobre diversidade, mas não aparecer no programa. Tudo começa pela mídia. Eu não vou mais ficar calada.”

Após essa publicação, Vanessa Morgan também se pronunciou em defesa de seus colegas de elenco, dizendo que seria injusto atacá-los por conta disso, pois não são eles que escrevem o roteiro ou controlam as coisas na série, além de afirmar que, certamente, eles concordam e a apoiam nessa questão.

Outra atriz que teve um papel recorrente na série, Asha Bromfield, reforçou a crítica de Morgan no tuíte, afirmando que ela poderia ter trazido muito mais conteúdo para o programa do que lhe foi oferecido. Ela atuou como Melody Valentine, uma das integrantes da banda Josie and the Pussycats, na série.

O questionamento de Vanessa Morgan sobre Riverdale apenas reforça como personagens negros têm muito pouco destaque no programa, que já está em rumo à quinta temporada – e boa parte desses personagens já deixou a série em temporadas anteriores. Para além disso, isso também reflete como a mídia, de forma geral, ainda lida mal sobre a maneira de trabalhar com personagens não-brancos em seus programas.

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Matheus Takahashi

Geógrafo. Amante da cultura geek/nerd, mas ama mesmo super-heróis, jogos de luta e futebol. Conversa fácil sobre (quase) qualquer coisa

IG: t1takahashi TT: takamatheus