Criador da série animada dos X-Men revela tensão nos bastidores com Stan Lee

Capa da Publicação

Criador da série animada dos X-Men revela tensão nos bastidores com Stan Lee

Por Evandro Lira

O criador da série animada clássica dos X-Men, Eric Lewald, abordou recentemente o conflito que ele viveu nos bastidores do programa. Segundo ele, o icônico quadrinista da Marvel, Stan Lee, tinha uma visão diferente de como a série deveria caminhar.

X-Men: A Série Animada durou 76 episódios divididos por cinco temporadas entre 1992 e 1997. Stan Lee, co-criador dos X-Men, esteve envolvido oficialmente como produtor executivo de toda a série, mas de acordo com Lewald, o quadrinista só participou ativamente da primeira temporada.

Em uma entrevista recente à Aznfunk Comics, Lewald contou sobre o período de tensão com Lee durante o desenvolvimento do programa.

“Quando estávamos fazendo a série, Stan estava realmente envolvido na primeira temporada, mas nas outras não. Ele estava supostamente envolvido como consultor, já que ele havia criado aquele mundo. Ele e Jack Kirby conceberam os X-Men, mesmo que outras pessoas como Chris Claremont e Len Wein os tivessem levado em uma direção muito diferente, uma direção muito mais adulta…”

Como a série tomou como base principalmente a fase do final dos anos 70 e início dos anos 80 dos quadrinhos do X-Men, a visão de Lewald colidia com as ideias originais de Stan Lee, que esperava algo mais parecido com as primeira edições das HQs publicadas na década de 1960.

“Quando ele escreveu os X-Men, eles eram mais jovens, crianças americanas, muito mais adolescentes extraordinários do que os adultos cansados ​​do mundo que herdamos”, disse Lewald. “E então ele tinha uma ideia muito diferente sobre como a série seria, e tivemos um pouco de conflito em relação a isso.”

A situação acabou se resolvendo, com ambos lidando “alegremente com ela”, mas Lewald conta que havia certo receio de que suas ideias poderia simplesmente não funcionar:

“Ninguém sabe com antecedência, esse é o mistério. Você absolutamente não sabe o que será bem sucedido, então há grandes batalhas criativas. Se você tem um programa em live-action, pode ver isso até com mais clareza, você pode ver o produto final imediatamente. Mas animação, você tem que esperar cerca de quatro meses para que o desenho volte do exterior.”

Eric Lewald explica que todos os artistas envolvidos na série tiveram que esperar até que a Fox decidisse qual caminho deveriam seguir.

“Como Stan queria tomar uma direção diferente, houve certa tensão por um tempo. Ou era: ‘Fazemos como o Stan quer, ou fazemos da maneira como a desenvolvemos nos primeiros dois meses. Escolha.’ E o pessoal da Fox escolheu. Poderia ter acontecido de outra maneira. Eu poderia estar na rua, e a série X-Men poderia ter sido narrada por Stan Lee.”

Fique com: