Capa da Publicação

Entenda por que os olhos dos super-heróis mascarados são brancos

Por Raphael Martins

Um fenômeno interessante acontece toda vez que um super-herói coloca sua máscara nos quadrinhos: suas pupilas somem completamente e seus olhos ficam brancos, como se nem mesmo estivessem lá. Isso é algo que acontece em todas as editoras, com qualquer herói mascarado, desde a aurora dos quadrinhos. Mas por que?

O site CBR foi em busca da resposta, e como quem procura acha, acabou encontrando. O motivo dos olhos brancos dos heróis mascarados remete ao primeiro super-herói fantasiado, o Fantasma, que surgiu nos quadrinhos dois anos antes da chegada do Superman, e seu criador, Lee Falk.

Segundo o próprio Falk, ele se inspirou nas estátuas dos deuses gregos, mostradas com olhos brancos e sem pupilas, para dar um ar mitológico e até divino a seu personagem. Em uma antiga entrevista concedida a Raymond Elman, ele disse:

“O Fantasma vem de um mundo de heróis clássicos, que era o meu mundo quando garoto. Todos os grandes heróis das mitologias grega e romana. E minha resposta à popularidade mundial do fantasma é a de que ele toca na mitologia de todas as culturas. Não foi um acidente, eu tentei fazê-lo desse jeito.

De fato, eu não dei a ele olhos. Você não consegue ver os olhos dele. Quando eu o criei, pensei nos bustos dos heróis gregos e romanos, cujos olhos eram brancos. Se você colocar olhos no fantasma, muda a aparência inteira. A falta de olhos dava a ele uma imagem divina.”

O Fantasma, criado por Lee Falk em 1936

Contudo, Lee Falk cometeu um pequeno erro: na realidade, os gregos não só pintavam pupilas em suas estátuas, como as coloriam por completo, da cabeça aos pés. Arqueólogos usaram lâmpadas de alta intensidade, luz ultravioleta e jarras de material em pó para encontrar vestígios químicos do pigmento mineral e orgânico que estavam originalmente nessas esculturas para fazerem essa descoberta.

Curiosamente, quando o Fantasma foi adaptado para o cinema em 1996, o herói era mostrado com seus olhos normais por baixo da máscara, deixando a concepção original de Lee Falk de lado. Não por este motivo, o filme foi considerado um fracasso de público e de crítica.

Billy Zane como o Fantasma no filme de 1996

Salvo pelo Homem-Aranha, os super-heróis mascarados do cinema continuam aparecendo com suas pupilas humanas normais, deixando o fundo branco para o universo dos quadrinhos. O que vocês acham disso? Não esqueçam de comentar!

Confira também nossa lista com alguns dos heróis clássicos dos quadrinhos:

Imagem de perfil
sobre o autor Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael