Capa da Publicação

PlayStation 5: Desenvolvedores de games falam mais das melhorias do console

Por Gus Fiaux

No fim deste ano, teremos o lançamento do PlayStation 5, inaugurando uma nova geração de consoles. Dessa vez, o dispositivo da Sony está atraindo muita atenção por suas melhorias e novos recursos, o que inclui um novíssimo controle chamado Dual Sense, bem como novas tecnologias de áudio e de armazenamento.

Abaixo, veja mais notícias do PlayStation 5:

PlayStation 5: Retrocompatibilidade será limitada, diz Ubisoft

PlayStation 5: Sony enfrentará problemas em sua pré-venda

PlayStation 5 ganha trailer sensacional focado no DualSense

Agora, foi publicado um novo artigo no blog do PlayStation que explora um pouco mais a fundo essas mudanças trazidas pelo PlayStation 5. No artigo, podemos ver algumas declarações e entrevistas de desenvolvedores de jogos, que explicam como o novo console está trazendo impactos positivos em seus trabalhos e projetos.

Para começar, Gavin Moore, o diretor criativo da SIE Japan Studio, revelou como o novo SSD está mudando a perspectiva sobre seu trabalho em Demon’s Souls:

“Como desenvolvedores [de ‘Demon’s Souls’], já estamos mudando a forma como pensamos sobre o SSD. Vemos não como um hard drive e sim como memória, usando a agilidadedo SSD para carregar dados continuamente a velocidades insanas”.

Brian Horton, o diretor criativo por trás de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales também elogiou bastante o SSD:

“Além do tempo de carregamento quase instantâneo e o deslocamento rápido no jogo, o SSD e sua velocidade nos permite rapidamente carregar e mostrar imagens mais detalhadas. Isso deve fazer com que a cidade pareça ainda mais bonita do que nunca, e este é apenas o começo para a nossa equipe, desbloqueando essas possibilidades. É uma mudança fundamental que não vemos a hora de aproveitar ainda mais nos anos futuros”.

Mattias Engström, o diretor geral de Hitman 3, também explicou que o PlayStation 5 traz uma velocidade impressionante, que vai ajudar muito no jogo:

“‘Hitman 3’ o incentiva a explorar e experimentar em seus enormes locais abertos – e poder carregar e salvar frequentemente é a chave disso. A velocidade incrível que vemos no console PS5 incentiva mais do que nunca a experimentação [do jogador]”.

Ari Arnbjörnsson, o programador principal de Returnal, também comentou outros benefícios mais obscuros do SSD, e como isso pode impactar a indústria dos games:

Um pouco mais adiante, na próxima geração, espero começar a ver desenvolvedores usando mais os benefícios não tão óbvios do SSD. É isso que me deixa mais empolgado! O que significa para os desenvolvedores poder carregar tudo do disco tão rapidamente? Será que ainda vamos sequer precisar do conceito de “fases”?…. As possibilidades desta tecnologia são emocionantes para mim como desenvolvedor e gamer“. 

Já Harry Krueger, o diretor geral de Returnal, ficou fascinado pelas melhorias trazidas pelo sistema de áudio 3D:

“O áudio 3D é emocionante já que pode criar um ambiente de som mais preciso e convincente para os jogadores, e um senso mais forte de ambiente… em um jogo de ação rápido com muita verticalidade, como ‘Returnal’, também pode ajudar a situar o jogador, e tornar mais intuitivo para eles localizarem inimigos próximos ou projéteis vindo em sua direção em combate”.

Mathijs de Jonge, o diretor criativo da Guerrilla Games, responsável por Horizon Zero Dawn II: Forbidden West, também elogiou essa característica do áudio:

“Agora, com o sistema Tempest 3D AudioTech do console PS5, podemos emitir sons de tal maneira que os jogadores poderão localizar as máquinas à sua volta com mais facilidade, o que é ótimo para situações onde você está cercado, ou apenas deseja pegar as máquinas de surpresa”.

Jun Takeuchi, o produtor executivo de Resident Evil Village, já falou sobre como o áudio é perfeito para jogos de terror:

“O áudio é um elemento chave para melhorar a experiência da próxima geração do PS5. É quase como se o sistema Tempest 3D AudioTech tivesse sido criado especificamente para jogos de terror. Antigamente, para obter um bom áudio de ambiente, os jogadores tinham que investir muito tempo e dinheiro. Agora, basta colocar uma headset, que podem obter uma experiência 3D completa”.

Jurjen Katsman, o diretor da Nixxes, uma das desenvolvedoras por trás de Marvel’s Avengers, também explicou como o áudio traz novas oportunidades para o jogo:

“Os mundos dos nossos jogos já são criados em 3D há algumas gerações, mas quanto ao áudio, ainda estávamos limitados ao ‘surround sound’ em 2D. Quando o Iron Man está destruindo uma torre acima de você, ou quando o Hulk urra enquanto enfrenta inimigos abaixo de você, você quer ouvir o som vindo dessas direções. Podemos pegar a posição do áudio e garantir levá-las para o sistema Tempest 3D AudioTech do PS5 e melhorar bastante a sua sensação de pertencer ao mundo. E tudo isso apenas com seus fones de ouvido, sem precisar de sistemas de som complexos à sua volta”.

Está animado com as melhorias trazidas pelo novo console? Deixe nos comentários!

Abaixo, veja tudo o que você precisa saber sobre o novo console da Sony:

PlayStation 5 será lançado no final de 2020.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux