Capa da Publicação

O Gambito da Rainha: Nova série da Netflix alcança pontuação perfeita no Rotten Tomatoes

Por Gabriel Mattos

Enquanto muitas produções dividem críticos, O Gambito da Rainha chegou sem alarde na Netflix e alcançou a aclamação máxima dos especialistas: 100% de aprovação no Rotten Tomatoes. Entre o público ela também fez sucesso, atingindo 97% de aprovação.

Criada e desenvolvida por Scott Frank e Allan Scott, a trama acompanha uma garota-prodígio nos anos 50 em sua jornada para se tornar a melhor jogadora de xadrez.

A minissérie da Netflix, adaptada de um livro de mesmo nome, estreou dia 23 de outubro e já foi analisada por 45 críticos credenciados ao site. Todos só tem elogios à produção.

Em entrevista ao Comic Book, Anya Taylor-Joy, a protagonista da série, falou sobre o projeto:

“Acho que foi genuinamente fascinante e maravilhoso que Beth é tão fora da sociedade, que ela fica de verdade embasbacada com o fato que as pessoas comentam sobre seu gênero e não suas incríveis jogadas de xadrez,” disse. “Não diria que [esse papel] foi um desafio. Diria que foi incrivelmente libertador.”

Entre as críticas catalogadas pelo Rotten Tomatoes, o consenso é que a série é excelente.

De acordo com a revista TIME:

“Assim que você sente uma dinâmica familiar se formando, em que uma mulher talentosa acaba intimidando seus pretendentes, O Gambito da Rainha subverte suas expectativas. É provável que não seja coincidência que uma história sobre xadrez brilhe ao confundir as expectativas do público.”

Segundo Mike Hale, do New York Times:

“Se não ganhar seu coração, ‘Gambito’ vai pelo menos te levar a um empate.”

Caroline Framke, da Variety, elogiou a atuação de Taylor-Joy:

“O Gambito da Rainha consegue personalizar o jogo e seus jogadores graças a um roteiro inteligente e a Anya Taylor-Joy, uma atriz principal tão magnética que quando ela encara as lentes da câmera, seu olhar aguçado ameaça atravessar a tela.”

Já Brandon Katz, do Observer, comentou sobre a direção de arte:

“O Gambito da Rainha é um estudo de como criar personagens visualmente impactantes graças ao seu período histórico e uma direção de arte estilosa.”

Todos os episódios de O Gambito da Rainha já estão disponíveis na Netflix.

Confira também:

 

Imagem de perfil
sobre o autor Gabriel Mattos

Redator que joga mais Switch do que deveria e já leu todo o novo cânone de Star Wars, até os livros ruins. • @gabeverse