Monster Hunter: Estreia na China é cancelada após diálogo racista no filme

Capa da Publicação

Monster Hunter: Estreia na China é cancelada após diálogo racista no filme

Por Leo Gravena

De acordo com várias fontes, a estreia de Monster Hunter na China foi cancelada após críticas a uma “piada” racista no filme com pessoas chinesas. Era esperado que o mercado Chinês fosse extremamente importante para a alta bilheteria do filme, porém após uma cena do filme ter sido amplamente divulgada nas redes sociais, o público chinês começou a ameaçar a boicotar o filme, além de chegar a dar reviews negativas para o jogo, no qual o linga é inspirado, no Steam.

Monster Hunter só estreará nos Estados Unidos e Inglaterra no final do mês e em breve no Brasil; contudo, na China ele deveria ter sido lançado dia 3 de dezembro, mas a estreia foi cancelada (via Comic Book) e as exibições estão sendo “seguradas” até a cena ser editada. A piada em si é uma “versão” de uma antiga rima racista que diz “Chinês, japonês, joelhos sujos – olhem eles” (“Chinese, Japanese, dirty knees – look at these?” no original).

A controvérsia foi tão grande que vários jogadores começaram a criticar também os jogos e dar notas negativas em vários serviços de games, como o Steam. O que fez com que a própria Capcom, a empresa que produz os jogos, tivesse que fazer um comunicado removendo qualquer ligação com o filme.

Segundo o jornalista Daniel Ahmad, que cobre videogames na Asia, a Capcom está trabalhando para resolver a situação:

“A Capcom liberou uma declaração em sua mídia social devido a repercussão negativa, dizendo que está ciente da situação e controvérsia, que ela não é a produtora do filme de Monster Hunter e que vai denunciar a situação para as companhias relevantes de filmes investigarem”. 

O mais estranho nessa situação é como a piada acabou passando pela censura chinesa, que é bastante rigorosa sobre quais filmes e cenas podem ser exibidos nos cinemas.

Agora que a notícia terminou, veja nossa lista com games que serão adaptados como filmes e séries:

Imagem de perfil
sobre o autor Leo Gravena

Editor | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."