Joe Russo, diretor de Vingadores: Ultimato, fala sobre vantagens de lançar filmes via streaming

Capa da Publicação

Joe Russo, diretor de Vingadores: Ultimato, fala sobre vantagens de lançar filmes via streaming

Por Evandro Lira

O cineasta Joe Russo, que comandou junto com seu irmão as últimas aventuras dos Vingadores no cinema, falou abertamente sobre os pontos positivos de lançar um filme diretamente em plataformas de streaming.

Mesmo sendo atualmente o diretor com a maior bilheteria da história do cinema, Russo acredita que há histórias que se beneficiam de um lançamento digital. Em entrevista ao ComicBook, Joe Russo explicou seu ponto de vista:

“O mundo está se desorganizando e mudando na velocidade da luz e a pandemia certamente acelerou essa mudança. E acho que há certas histórias que são mais adequadas para a distribuição digital e não cinematográfica, e eu penso que está se tornando cada dia mais evidente quais histórias são essas. Também acho que há uma especificidade real do digital que é uma vantagem, o poder de alcançar regiões, regiões internacionais. Além disso, há uma vantagem de custo. As pessoas podem compartilhar contas onde podem obter 10 filmes por mês pelo custo de um filme. Você sabe que nem todos podem se dar ao luxo de ir ao cinema.”

O diretor acredita que a cobrança por métricas de bilheteria muitas vezes prejudicam a maneira como os filmes são vistos e que, desta forma, as estreias em serviços de streaming são muito mais “saudáveis” para certos títulos.

“Portanto, há um público mais amplo que você pode alcançar e não há métricas de, sabe, bilheteria de fim de semana de abertura pela qual os filmes são definidos, inadequadamente vale dizer, já que nem todo filme é projetado para faturar tudo no fim de semana de estreia. E se essa coisa da bilheteria vai prejudicar a história ou a maneira como a imprensa ou o público olha para um filme, então talvez essa não seja a melhor maneira de lançá-lo.”

Russo finaliza destacando o lançamento de Mulher-Maravilha 1984, que terá lançamento simultâneo nos cinemas e no HBO Max, plataforma da Warner Bros:

“Acho que Mulher-Maravilha 1984 é apenas uma amostra de como será o futuro. As duas coisas pode existir, aqueles que querem a experiência da sala de cinema podem obtê-la e aqueles que por outras razões, econômicas ou de saúde ou quaisquer que sejam, têm a oportunidade de ver em sua própria casa.”

O que você achou da fala de Joe Russo? Comente!

Fique com: