Saiba como as inscrições no martelo de Thor mudaram com o tempo

Capa da Publicação

Saiba como as inscrições no martelo de Thor mudaram com o tempo

Por Matheus Takahashi

O martelo de Thor, o Mjolnir, é uma das peças e armas mais conhecidas da cultura pop. Ele é caracterizado por conter, nas suas laterais, as inscrições de um encantamento, que determinam as regras para alguém ser considerado digno ou não de levantá-lo. Porém, essas inscrições sempre mudaram, conforme o tempo. E aqui, nós mostraremos o que cada uma delas significa, e quando que elas se modificaram (via Comic Book Resources).

Saiba mais sobre Thor e o Mjolnir:

Artes conceituais de Vingadores: Guerra Infinita mostram Thor e sua Rompe Tormentas

Thor tem problemas com Mjolnir em nova HQ

Arte conceitual do primeiro filme de Thor mostra Loki com visual diferente

Dentre todas as inscrições, a original é a mais conhecida, presente desde a criação do personagem em 1963. Nela, é dito que “Quem quer que seja que segure este martelo, se ele digno, irá possuir os poderes de… Thor”. Assim, não apenas o Deus do Trovão, mas qualquer mortal, de qualquer planeta do universo, pode ser capaz de levantar o Mjolnir, como já aconteceu com personagens como o Capitão América e Bill Raio Beta.

Mas a inscrição mudou após os eventos da saga Pecado Original, quando Thor deixou de ser digno e Jane Foster passou assumir o manto do herói, se tornando a Poderosa Thor. A nova inscrição ficou praticamente intacta, não fosse uma pequena troca no gênero: ao invés de “se ele for digno“, o Mjolnir mostrava “se ela for digna”, provando que qualquer pessoa, de qualquer gênero, pode ter os poderes de Thor.

 

A inscrição veio a mudar novamente na saga Império Secreto, quando o Capitão América, transformado em um agente secreto da Hidra pela personificação do Cubo Cósmico, chamada Kobik, passou a governar os EUA no comando da organização criminosa. Como prova de seu poder, Steve Rogers levantou o próprio Mjolnir, que também havia sido modificado pelos poderes de alteração de realidade de Kobik. A nova inscrição, que dizia: “Quem quer seja seja que segure este martelo, se for o MAIS FORTE, possuirá o poder da… HIDRA!”. Ao final da saga, esse feitiço foi quebrado, e o verdadeiro Steve Rogers usou o Mjolnir para derrotar sua versão maligna.

 

Por fim, a última mudança na inscrição veio recentemente nas HQs, após os eventos da saga War of the Realms (Guerra dos Reinos, em livre tradução), na qual Thor precisou recriar o Mjolnir após Jane Foster atirar o martelo no sol. A inscrição nova diz: “Quem quer que seja que segure este martelo, se forem provados dignos, possuirão o poder de… Thor.”

A nova mudança, mesmo que pequena, muda a ênfase sobre a ideia de ser digno, que é o último critério a ser considerado para levantar o novo Mjolnir. Tanto que, recentemente, Thor teve muita dificuldade em levantar o novo martelo, enquanto seu irmão Loki o levantou facilmente. Assim, o poder de Thor pode não ficar centrado em apenas uma pessoa, mas para qualquer um que puder levantar o martelo.

Qual das inscrições é a sua favorita? Quem você gostaria de ver levantando o Mjolnir? Compartilhe sua opinião conosco, e veja também: