O Esquadrão Suicida: James Gunn defende mudança de etnia nos personagens

Capa da Publicação

O Esquadrão Suicida: James Gunn defende mudança de etnia nos personagens

Por Márcio Jangarélli

Mudar etnia e gênero de personagens é algo comum em adaptações para o cinema e TV. Geralmente as mudanças são feitas para atualizar a obra, além de trazer representatividade e inclusão para o produto. Essas mudanças sempre geram polêmica em parte do público, no entanto. Recentemente, James Gunn falou sobre o assunto em seu Instagram, em resposta a um fã.

O diretor de O Esquadrão Suicida foi questionado sobre o Pistoleiro do filme anterior, onde David Ayer escalou Will Smith, um homem negro, para interpretar o personagem que é branco nos quadrinhos.

De acordo com Gunn:

“De novo, é bem simples – pessoas não fazem filmes sobre super-heróis desconhecidos” – começou o diretor, falando sobre o porquê de não criar heróis e personagens novos de outras raças.

 

“Além disso, é inatamente discriminatório pensar que o que faz tal personagem ser esse personagem é seu ou sua etnicidade e não seu ou sua personalidade. Por que é, senão racismo, que David Ayer, por escalar Will Smith como Pistoleiro, e John Watts, por chamar a Zendaya para ser a Mary Jane, receberam muito mais m#rda por essas escolhas que eu quando fiz o Drax e a Mantis alienígenas no lugar de humanos em Guardiões?”.

O diretor ainda continuou, falando especificamente do caso do Pistoleiro no filme anterior do Esquadrão.

“Na maioria dos casos, essas foram ótimas escolhas de elenco – Will Smith é muito parecido com o Floyd dos quadrinhos, a diferença é que ele é negro. E isso não foi feito sem razão alguma – geralmente é feito para refletir melhor o nosso mundo e para contratar o melhor ator para o papel, independente de etnia. Se David Ayer pensasse que Mark Wahlberg seria um Pistoleiro melhor, ele provavelmente o teria chamado”, finalizou Gunn.

Terminou a notícia? Confira nossa lista com todos os novos personagens de O Esquadrão Suicida:

O Esquadrão Suicida tem previsão de estreia para Agosto de 2021.