Disney+ apresenta uma linha do tempo diferente para o Universo Cinematográfico da Marvel

Capa da Publicação

Disney+ apresenta uma linha do tempo diferente para o Universo Cinematográfico da Marvel

Por Márcio Jangarélli

Ainda que seja muito bem organizada, às vezes ficamos perdidos na cronologia dos filmes da Marvel, né? Até outro dia, tínhamos até uma linha do tempo estruturada, com todas as produções, mas, de acordo com o Disney+, a coisa é um pouquinho diferente do que imaginávamos.

Uma das formas que o Disney+ oferece para organizar os filmes do UCM é pela cronologia dos longas, ou seja, a ordem em que os eventos do universo Marvel se passam. E, ainda que alguns filmes estejam faltando por conta de licenciamento – os dois títulos do Aranha e O Incrível Hulka linha do tempo apresentada pelo serviço é diferente da que era tida como oficial até agora (via CBR).

A primeira mudança vem com o posicionamento de Thor 2 e Homem de Ferro 3. Na ordem anterior, o primeiro filme dos Vingadores acontece em 2012, Thor 2 em 2013 e Homem de Ferro 3 em algum lugar entre os dois. No Disney+, Thor 2 vem antes de HdF 3, colocando o último filme solo do Tony Stark se passando em 2013. Não é algo drástico para a história do UCM como um todo, mas é uma ação estranha.

Na segunda alteração, vemos o filme do Doutor Estranho mudar de lugar. Esse é um dos filmes mais problemáticos da Marvel cronologicamente – com o perdão da brincadeirinha – quando ele se passa em um período de mais ou menos dois anos

Seguindo a ordem original, o longa do Mago Supremo acontece entre 2016 e 2017, ao mesmo tempo que De Volta ao Lar, Guerra Civil e Pantera Negra, mas esses eventos acabam antes de Thor: Ragnarok, onde vemos o Doutor Estranho já estabelecido.

A versão do Disney+, porém, coloca o Estranho depois destes três títulos, dando sequência a Pantera Negra. Também não é uma alteração absurda, nem cria nenhum conflito, mas deixa esse período complexo para se entender na cronologia do UCM como um todo.

E aí, o que você acha dessa mudança na ordem do UCM? Não esqueça de comentar!

Agora que a notícia terminou, veja nossa lista com a ordem cronológica do Universo Cinematográfico da Marvel (sem as alterações do Disney+):