Disney volta a alertar sobre conteúdos racistas em suas obras

Capa da Publicação

Disney volta a alertar sobre conteúdos racistas em suas obras

Por Evandro Lira

Nesta quinta-feira (15), o Disney+ adicionou novos avisos sobre estereótipos culturais e raciais antes de certos títulos do seu catálogo. O streaming, que já havia tomado essa iniciativa no ano passado, decidiu ser ainda mais claro sobre a importância desses alertas e deu mais ênfase no contexto histórico dessas representações (via Collider).

Agora, a Disney lançou uma nova campanha chamada “Stories Matter” (Histórias Importam em português), que visa colocar um foco maior em vozes diversas enquanto faz reflexões sobre casos do passado da empresa.

Os usuários que hoje decidirem assistir a filmes como Dumbo ou Peter Pan verão esses avisos reproduzidos antes do filme, não podendo ser ignorados. A mensagem é a seguinte:

“Este conteúdo inclui representações negativas e/ou maus-tratos de pessoas ou culturas. Esses estereótipos estavam errados na época e estão errados agora. Em vez de remover esse conteúdo, queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com ele e iniciar conversas para criarmos juntos um futuro mais inclusivo. A Disney está comprometida em criar histórias com temas inspiradores e ambiciosos que reflitam a rica diversidade da experiência humana em todo o mundo. Para saber mais sobre como as histórias impactaram a sociedade, visite www.disney.com/StoriesMatter”

A ação da Disney é uma maneira de tentar reconhecer os erros do passado sem precisar apagar sua própria história. Nos resta observar se o estúdio vai mesmo adotar esse discurso na prática nos próximos anos, trazendo pessoas e histórias mais inclusivas em suas produções.

O Disney+ chega no Brasil no dia 17 de novembro.

Fique com:

Erro: Galeria/Lista não encontrada ou não publicada