Capa da Publicação

Cyberpunk 2077: Falsa versão para celulares rouba dinheiro de usuários

Por Gabriel Mattos

Mesmo com toda polêmica de um lançamento turbulento, é difícil discordar que Cyberpunk 2077 é o jogo do momento. Toda essa atenção despertou o interesse de criminosos que estão aproveitando para extorquir dinheiro com versão falsa para celulares.

Quem alerta são os especialistas da Kaspersky, um dos programas de antivírus mais eficientes do mercado atualmente. Eles descobriram que sites simulando a Play Store de celulares Android começaram a oferecer uma versão beta do jogo para celulares.

A demonstração é gratuita e tenta atrair as suas vítimas imitando uma prática bastante comum na indústria: os testes gratuitos. É normal que as empresas liberem uma prévia por tempo limitado para testar os servidores dos games, mas isso só acontece com jogos online — o que não é o caso de Cyberpunk 2077.

Uma vez que o programa falso é baixado, uma notificação pede acesso para acessar seus arquivos. Esse deve ser um motivo de alerta, mesmo que jogos menores possam requisitar acesso para gerenciar dados salvos. Esses criminosos, por exemplo, aproveitam a brecha para bloquear todas as suas informações e exigir cerca de R$2580 pelo resgate.

Eles ameaçam apagar tudo em 10 horas, mas segundo a especialista em segurança Tatyana Shishkova, não há motivo para entrar em desespero.

“A boa notícia é que os cibercriminosos deixaram a chave de descriptografia incorporada no corpo do trojan. Isso significa que é possível descriptografar os arquivos sem pagar pelo resgate. Porém, daqui para frente, é importante que todos os jogadores tomem cuidado extra sobre onde devem baixar os jogos.”

Além disso, não há nenhum código que apague seus dados nesse programa. Tudo não passa de um grande blefe.

Mesmo que esses bandidos tenham sido descuidados, não é motivo para baixar a guarda. Procure sempre comprar ou baixar jogos de fontes confiáveis, como as lojas virtuais Steam e Play Store. Sempre desconfie de versões inéditas que não foram noticiadas em nenhum lugar. Às vezes o fácil pode custar bem caro.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Gabriel Mattos

Redator que joga mais Switch do que deveria e já leu todo o novo cânone de Star Wars, até os livros ruins. • @gabeverse