Capa da Publicação

Conheça a HQ mais cara do mundo

Por Matheus Takahashi

Quadrinhos antigos são considerados como verdadeiros tesouros nas mãos de colecionadores, seja pela sua preciosidade, seja pensando no lucro de revenda. Quanto mais antigo e conservado, melhor. E uma HQ do Flash Gordon, recentemente, passou a ser a edição mais cara do mundo.

Saiba mais sobre Flash Gordon:

Flash Gordon: Diretor de Thor: Ragnarok comandará longa animado do herói espacial!

Flash Gordon: Remake do filme clássico pode ter encontrado seu diretor e roteirista!

Flash Gordon: Diretor fala de filmes espaciais que podem influenciar a produção!

A edição número 1 do personagem, de 1934 (ou seja, de 86 anos atrás), foi vendida em leilão na última terça-feira (31 de março) pela bagatela de 480 mil dólares em leilão – um valor superior a 2,5 milhões de reais, considerando a atual cotação do dólar. Era esperado que a revista fosse vendida por um valor entre 400 mil e 600 mil dólares.

Flash Gordon foi criado por Alex Raymond, que escreveu e desenhou a sua primeira edição, que apresenta o personagem e todo o elenco-base de sua mitologia. A revista foi vendida junto de outras peças criadas por Raymond, como a revista Jungle Jim #1, que é considerada como uma resposta a Tarzan.

A trama da revista conta a história do esportista Flash Gordon e de sua namorada, Dale Arden, que foram capturados pelo cientista Hans Zarkov, numa tentativa de impedir o planeta Mongo de destruir a Terra. A partir daí, Flash teria inúmeros embates com o Imperador Ming, principal antagonista de sua mitologia e governante de Mongo.

Flash Gordon viria a se tornar uma franquia mundialmente famosa, ganhando vários filmes adaptados, sendo o mais famoso deles o de 1980, com o ator Sam Jones no papel do herói. Apesar de hoje não ser muito conhecido pelas gerações mais recentes, o personagem teve um grande peso na cultura pop. Foi com inspiração do personagem que Joe Shuster e Jerry Siegel desenvolveram o primeiro uniforme do Superman, e também foi com a intenção de fazer um filme dele que George Lucas acabou criando Star Wars, em 1979 – ele não tinha os direitos de filmagem de Gordon, então adaptou parte da natureza de suas histórias para seus filmes.

Saiba mais sobre Flash Gordon na nossa lista:  

Imagem de perfil
sobre o autor Matheus Takahashi

Geógrafo. Amante da cultura geek/nerd, mas ama mesmo super-heróis, jogos de luta e futebol. Conversa fácil sobre (quase) qualquer coisa

IG: t1takahashi TT: takamatheus