Christopher Nolan diz que filmes de heróis atuais são “engrenagens de dinheiro” para os estúdios

Capa da Publicação

Christopher Nolan diz que filmes de heróis atuais são “engrenagens de dinheiro” para os estúdios

Por Evandro Lira

O cineasta por trás da trilogia Cavaleiro das Trevas, Christopher Nolan, refletiu sobre seu tempo enquanto diretor dos filmes do Batman. Segundo ele, havia bem menos pressão em relação ao prazo de entrega de um filme ou para o lançamento de sequências, diferente da atual era dos super-heróis no cinema.

Durante a promoção do novo livro de Tom Shore, The Nolan Variations, Nolan participou de uma discussão virtual sobre sua carreira (via CB) e falou sobre sua experiência na produção desses filmes.

“Foi o momento certo para contar a história que eu queria. A história de origem do Batman nunca foi abordada em um filme ou totalmente nos quadrinhos. Não havia uma coisa específica ou exata que deveríamos seguir. Houve uma lacuna na história do cinema. Superman teve uma narrativa muito bem definitiva com Christopher Reeve e Richard Donner. A versão disso com Batman nunca aconteceu.”

Batman Begins foi lançado em 2005 e chegava oito anos após Batman & Robin, filme de Joel Schumacher massacrado pela crítica, e que serviu para criar um hiato de quase uma década de Batman nos cinemas.

Para Nolan, a sensação de fazer um filme de herói na década de 2000 era diferente dos dias de hoje, visto que a popularidade dos filmes adaptados de quadrinhos tornaram a produção mais industrial e comercial do que nunca. Ele continua:

“A outra vantagem que tínhamos era que você podia levar mais tempo entre as sequências. Quando fizemos ‘Batman Begins’, não sabíamos que faríamos um outro filme e levamos três anos para lançá-lo e quatro anos para lançar um terceiro. Tínhamos o luxo do tempo. Não parecia uma máquina, uma engrenagem de dinheiro para o estúdio. À medida que o gênero se torna tão bem-sucedido, essas pressões se tornam cada vez maiores. Era a hora certa.”

De fato, não dá para dizer que não há uma diferença enorme entre o modo como se fazia esses filmes antes e de como se faz hoje. Com o grande sucesso dos filmes de Nolan bem como o êxito do Universo Cinematográfico da Marvel, a trilha percorrida pela mídia de super-heróis ao redor do mundo foi mudada para sempre.

O que você achou dos comentários de Nolan? Deixe sua opinião!

Fique com: