Chadwick Boseman cortou o próprio salário para aumentar pagamento de colega de elenco

Capa da Publicação

Chadwick Boseman cortou o próprio salário para aumentar pagamento de colega de elenco

Por Evandro Lira

A atriz Sienna Miller, que atuou ao lado de Chadwick Boseman no filme de 2019 Crime sem Saída, revelou que o ator recém-falecido foi fundamental para sua entrada no projeto. Segundo Miller, Boseman cortou seu próprio salário para que ela recebesse um valor maior.

A nova edição da revista Empire homenageia o ator imortalizado como Pantera Negra, e conversa com pessoas que trabalharam com ele ao longo dos últimos anos. Entre eles está Sienna Miller, que estrelou o thriller policial da qual Boseman também era produtor.

“Eu não sabia se contava ou não essa história, e ainda não tenho certeza. Mas vou contar, porque acho que é uma prova de quem ele era. Este foi um filme de orçamento muito grande, e eu sei que todo mundo entende a disparidade salarial em Hollywood, mas pedi um valor que o estúdio não iria conseguir atender. E porque eu estava hesitante em voltar ao trabalho e também minha filha estava começando a estudar, era realmente um momento inconveniente, aí eu disse: ‘Eu farei isso se for recompensada da maneira certa.’ E Chadwick acabou doando parte de seu salário para atender ao valor que eu havia pedido.”

Para Miller, a atitude de Boseman era algo sem precedentes na indústria cinematográfica, onde é comum que homens e mulheres numa mesma posição recebam salários diferentes.

“Foi a coisa mais surpreendente que já experimentei. Esse tipo de coisa simplesmente não acontece. Ele disse: ‘Você está recebendo o que merece e o que vale.’ É simplesmente incompreensível imaginar outro homem em Hollywood se comportando tão graciosamente ou com tanto respeito. Depois disso, contei essa história a outros atores homens e todos eles ficaram muito silenciosos, provavelmente voltando para casa e refletindo sobre as coisas por um tempo. Mas não houve exibicionismo da parte de Chadwick, foi apenas ‘Claro que vou te dar esse salário, porque é isso que você deve receber.'”

Chadwick Boseman travava uma batalha privada contra o câncer de cólon por quatro anos antes de nos deixar prematuramente em agosto. A novidade compartilhada por Sienna Miller certamente só evidencia algo que já foi apontado por muitas outras estrelas: o caráter exemplar, gentil e justo de Boseman.