Ator de Demolidor acusa ex-chefe da divisão de TV da Marvel de racismo

Capa da Publicação

Ator de Demolidor acusa ex-chefe da divisão de TV da Marvel de racismo

Por Raphael Martins

A segunda temporada de Demolidor trouxe a ameaça real do Tentáculo, uma organização ninja ancestral que atua a milhares de anos e tinha como alvo o homem sem medo. Mas na época, muitos fãs reclamaram da forma um tanto superficial com a qual todo o núcleo asiático foi mostrado, sem muito aprofundamento ou oportunidade de brilhar.

Isso pode ter tido um motivo nada nobre. Durante a “SaveDaredevilCon” (via CBM), evento online ocorrido no último fim de semana em paralelo à San Diego Comic-Con, Peter Shinkoda, que interpretou Nobu na série, fez sérias acusações de racismo contra Jeph Loeb, ex-chefe da Marvel Television.

Em sua declaração, Shinkoda afirmou que Loeb diminuiu ou cortou completamente cenas com os personagens asiáticos por motivos puramente racistas:

“Jeph Loeb disse aos roteiristas para não escreverem para Nobu e Madame Gao, e isso foi reiterado muitas vezes por vários roteiristas e produtores, que ninguém se importava com chineses e asiáticos. Houve três antigos filmes da Marvel, uma trilogia chamada Blade, onde Wesley Snipes mata 200 asiáticos por filme, ninguém liga a mínima, então não escrevam sobre Nobu e Gao. E eles foram forçados a derrubarem aquela história e deixarem para lá.

 

Eu sei dessa história, eles explicaram para mim e se desculparam muito por não poderem seguir em frente com ela, as mãos deles estavam atadas. Era uma trama muito interessante [de Nobu] sobre ir [para Nova York] sob a justificativa de passar por algum tipo de transplante médico, e havia muita papelada e burocraia envolvida, para que Nobu pudesse ir até o país e executar seu plano para o Céu Negro. Mas tudo isso foi jogado fora e os roteiristas me disseram que estavam relutantes em fazer isso porque estavam empolgados com a história, mas foram impedidos. Então eu tive que inventar essa outra história e trabalhar com o material que me foi dado. Infelizmente, eu nunca pude explorar aquilo.

As denúncias não param por aí. No mesmo evento, o ator Tommy Walker, que viveu Francis em Demolidor, revelou que havia a ideia de que o Punho de Ferro da série de TV fosse interpretado por um ator asiático, mas que a Marvel Television a havia rejeitado:

“Meu bom amigo Doug Petrie, o showrunner da temporada 2 de Demolidor, ele estava na temporada 1 e então foi produtor-executivo de Defensores. Acho que posso dizer com segurança que aquele homem sugeriu ideias brilhantes para Punho de Ferro antes mesmo que a série entrasse em fase de produção… mas eles estavam naquela linha de que isso era muito progressivo para a época.”

Até o momento, a Marvel Television e a assessoria de Jeph Loeb não se pronunciaram sobre o assunto.