Por quê todo anime Shonen tem um “Kuririn”?

Capa da Publicação

Por quê todo anime Shonen tem um “Kuririn”?

Por Matheus Takahashi

Todo anime do estilo Shonen traz um personagem no “estilo Kuririn“, ou seja, alguém que tenta rivalizar ou se comparar ao protagonista da série, mas que constantemente apanha dos vilões, independente do seu esforço ou de sua trama – tal como o saudoso personagem de Dragon Ball. Mas por quê isso geralmente acontece? Isso é o que discutiremos a seguir (via CBR).

Veja mais sobre animes:

Sailor Moon: Filme do anime divulga nova transformação

Vegeta finalmente se transforma em Super Saiyajin 3 em Super Dragon Ball Heroes

Novo teaser de Boruto mostra o início do arco Kara no anime

Para entendermos melhor porque tantos animes abusam da utilização desse tipo de personagem, é preciso falar sobre o Kuririn, um dos personagens mais icônicos da franquia Dragon Ball, que, para o bem ou para o mal, é conhecido por ser derrotado ou até mesmo morto em batalha em vários momentos. Isso também se justifica bastante pelo fato de que a maioria de seus companheiros – como Goku, Vegeta e Piccolo – são guerreiros com poderes extraordinários, capazes de enfrentar de igual para igual vilões e inimigos com a capacidade de destruir civilizações inteiras. Ou personagem em Dragon Ball que também recebe o mesmo tratamento – talvez até seja pior – é Yamcha, sempre lembrado por ter sido morto por um Saibaman, um dos servos de Nappa.

Porém, tais sacrifícios não são feitos em vão, ou apenas pros fãs chamarem um determinado personagem de fraco: eles servem para mostrar os poderes dos vilões, que, ao vencê-los, demonstram o quão poderosos eles são, e até mesmo as limitações desses poderes, em algumas situações.

Dragon Ball não é o único anime que trabalha com a existência de um “Kuririn” da vida em seus programas. Yu Yu Hakusho, por exemplo, traz Kuwabara, o melhor amigo de Yusuke Uramashi, que também já passou por poucas e boas na mão de vários inimigos. Outro que também é tratado da mesma maneira é Genos, de One-Punch Man. Apesar de ser um ciborgue bem poderoso e habilidoso, o companheiro de Saitama sempre leva a pior contra a maioria dos vilões, apenas para o espectador ver o quão poderoso os antagonistas são.

Apesar dessa característica em comum, os animes lidam de formas diferentes com esse tipo de personagem, que nem sempre compartilham as mesmas semelhanças. Porém, isso influencia bastante na forma que os fãs acabam tratando esses personagens, não os levando a sério em momento algum, já dando risada só de ler o nome do sujeito – Yamcha que nos diga. Dessa forma, pouco adianta quando os autores decidem trazer uma trama onde o personagem se redime e conquista algo grande: o estrago já feito é grande, e quase irreversível.

Mas, claro, trazer triunfos para esses personagens servem justamente para compensar todas as vezes em que foram humilhados – afinal, mesmo um Kuririn ou um Kuwabara tem seus fãs, que sempre esperam pelo momento de serem exaltados. Todos têm seus dias de cão, até mesmo os protagonistas, às vezes. Vale lembrar também que aqueles que se acostumam com a derrota também sabem o verdadeiro valor da vitória – que isso seja lembrado antes de julgar o valor de um “Kuririn” nos animes que assistimos.

Aproveite e confira a seguir a lista dos personagens de anime mais populares de todos os tempos: