Alan Moore, criador de Watchmen, afirma que filmes de heróis “destruíram a cultura”

Capa da Publicação

Alan Moore, criador de Watchmen, afirma que filmes de heróis “destruíram a cultura”

Por Gabriel Mattos

Não é novidade que Alan Moore, responsável por obras como Watchmen e A Piada Mortal, nunca esteve muito satisfeito com os rumos que as adaptações cinematográficas dos quadrinhos tomaram, mas o autor de Watchmen voltou a atacar os filmes de herói.

Em uma nova entrevista, Moore reforçou que não assiste mais filmes de heróis há muito tempo. A princípio foi a forma que ele encontrou de não incentivar um mercado que muitas vezes não valoriza os criadores responsáveis por seu sucesso, mas hoje também é um protesto político.

“Não vejo filme de super-herói desde o primeiro Batman do Tim Burton. Eles arruinaram o cinema e até a própria cultura, de certo modo. Há muitos anos, eu disse achar preocupante que centenas de milhares de adultos fizessem fila para ver personagens que criados meio século atrás para entreter garotinhos de 12 anos. Para mim, isso vem de uma grande tentativa de fuga das complexidades do mundo moderno, de volta para (um mundo de) nostalgia, que lembra a infância. Parecia perigoso e infantiliza a população.”

Segundo ele, existe uma forte conexão entre a ascensão da onda populista de extrema direita vista em diversos democracias do mundo em 2016 com a popularidade dos filmes de super heróis. Ele explica:

“Pode ser uma grande coincidência, mas em 2016, quando o povo americano elegeu um “laranja” Nacional-Socialista e o Reino Unido votou para deixar a União Europeia, seis dos 12 filmes mais vistos foram de super-heróis. Não digo que um causou o outro, mas creio que são sintomas de um mesmo problema — uma negação crônica da realidade e uma busca tola por soluções simplistas e sensacionalistas.”

O que você acha da visão do autor? Comenta aí embaixo e não deixe de ver nossa lista sobre a série de Watchmen:

 

Imagem de perfil
sobre o autor Gabriel Mattos

Redator que joga mais Switch do que deveria e já leu todo o novo cânone de Star Wars, até os livros ruins. • @gabeverse