Capa da Publicação

Vingadores: Ultimato – Supervisor de efeitos visuais fala sobre a épica cena do retorno dos heróis!

Por Gus Fiaux

É seguro dizer que a cena mais épica e impactante de Vingadores: Ultimato se dá ao fim do filme, quando todos os heróis mortos no estalar de dedos de Thanos retornam à vida e se juntam à batalha, criando a maior batalha que já vimos em um filme de super-heróis.

Em entrevista ao Comic Book, o supervisor de efeitos visuais Matt Aitken, que trabalhou como o desenvolvedor principal do CGI do filme, disse ter trabalhado profundamente em um elemento específico: os portais místicos, como os que o Doutor Estranho usa para se teletransportar. Esses portais precisavam ser imediatamente reconhecidos pelo público:

“Nós queríamos nos certificar de que eles eram instantaneamente reconhecíveis para as pessoas, como sendo os mesmos elementos de ‘Doutor Estranho’. Queríamos que, quando esses portais mágicos abrissem atrás do Capitão América, as pessoas já reconhecessem de imediato o que estava acontecendo. Não queríamos que as pessoas se perguntassem: ‘Oh, o que é essa coisa estranha acontecendo? São os heróis chegando ou mais do exército de Thanos chegando de outra maneira?’ Então, tivemos que deixar os portais do Doutor Estranho bem reconhecíveis.”

Aitken finalizou falando sobre outro elemento importante da cena: os ambientes que podíamos ver “dentro” dos portais de onde saíram os heróis. Todos os cenários foram construídos digitalmente com a maior resolução de detalhes possíveis:

“Temos Wakanda e Nova Asgard, mas também Titã, Kamar-Taj e Contraxia, de onde vêm os Saqueadores. Essas cenas tiveram que ser feitas em computação gráfica porque nós estávamos, essencialmente, filmando esses ambientes com a mesma câmera que usávamos no local, no campo de batalha. […] Todos esses ambientes são construídos inteiramente em CGI, com todas as lâminas de grama em Wakanda individualmente modeladas. Isso foi ótimo porque nos deu completo controle sobre como iríamos iluminar esses ambientes. É muito importante que, quando o primeiro portal abre, tenhamos uma luz muito forte e brilhante, que é o amanhecer dourado de Wakanda. Foi difícil para nós saber o que estava acontecendo e o timing é realmente importante para que finalmente descubramos que são T’Challa, Okoye e Shuri saindo de Wakanda.”

O trabalho de efeitos visuais é espetacular e pode render entrevistas intermináveis – ainda mais considerando que, nesse tipo de filme, o CGI é um elemento tão importante quanto os atores, basicamente. E é impressionante que até mesmo um elemento tão simples – como os portais mágicos – tenham rendido tanto trabalho.

Na galera abaixo, fique com imagens oficiais do filme:

Vingadores: Ultimato está em cartaz nos cinemas.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux