Capa da Publicação

Tekken 7 – Diretor do jogo diz que está “cansado de tentar evitar ofender às pessoas”!

Por Guilherme Souza

Com a evolução da internet, as minorias ganharam voz e um espaço que antes não tinham, com isso, vimos uma série de mudanças que visam uma maior inclusão de etnias e gêneros em diversas mídias, algo que fez com que diretores e criadores de conteúdo tivessem de se adaptar e representar as culturas de forma correta. Com esse aumento de representatividade, as pessoas deixaram de aceitar produtos menos inclusivos ou que sejam, de alguma forma, desrespeitosos com suas culturas.

A franquia Tekken é uma das mais populares entre os jogos de luta, contudo, nos últimos anos, a preocupação em representar mulheres de forma menos sexualizada ou representar uma etnia de forma correta, fez com que Katsuhiro Harada, diretor de longa data dos jogos da franquia, expressasse sua insatisfação com o fato de estar “cansado de se preocupar em tentar não ofender os outros,” ao ser questionado por um fã sobre a possibilidade de incluírem um personagem Viking no jogo.

“Gostaria de saber se existe a chance de incluírem um lutador nórdico em Tekken. Acho que quase todos os tipos de nacionalidade no legado de Tekken já foram mostradas.”

 

“Eu gostaria de me desafiar com um design desse tipo. Entretanto, chegou o tempo onde isso se tornou muito difícil. Porque existem pessoas que reclamam sobre designs característicos como ‘Isso é um esterótipo!'”

“A identidade individual (ou cultural) se tornará homogenizada. Talvez todo mundo deva usar apenas camisetas e jeans. As camisetas devem ser lisas, sem nada estampado. Se houver um design, pode acabar ofendendo alguém em algum lugar, certo?”

“Eu estou bem cansado de tentar evitar um potencial problema de ofensas.”

Por fim, o diretor respondeu a um outro fã dizendo que ele e sua equipe farão o que quiserem e que não sofrerão interferências externas.

“Harada, você é uma pessoa maravilhosa e muitos de seus fãs leais, que realmente entendem e apreciam seu trabalho, estarão aqui para te apoiar. Como eles disseram, foco no que você quer e obrigado pela experiência divertida que é o Tekken (mesmo eu sendo horrível no jogo, ele ainda é divertido).”

 

“Sim, obrigado. Eu recebi muitas respostas sobre isso. Não se preocupe, faremos o que quisermos.”

Tekken 7 foi o último jogo dirigido por Harada e contou com um dos maiores elencos de personagens jogáveis da franquia, incluindo até mesmo personagens convidados como Negan de The Walking Dead e Noctis de Final Fantasy XV.

Fique com imagens de Tekken 7 em nossa galeria:

Fonte: CB

Imagem de perfil
sobre o autor Guilherme Souza

Outra grande manchete: 'Água, molhada!'