Capa da Publicação

PlayStation 5 – Sony libera diversas informações oficiais sobre seu novo console!

Por Guilherme Souza

Embora os lançamentos para o PlayStation 4 ainda estejam a todo o vapor, a Sony já se prepara para o lançamento de sua próxima geração de consoles e, após muitos rumores, a empresa finalmente se pronunciou sobre algumas especificações técnicas do aparelho.

Em entrevista ao Wired, Mark Cerny, o arquiteto-chefe do PS4 que também exercerá a mesma função no novo console ainda sem nome, confirma que o aparelho terá suporte à tecnologia Ray Tracing, resolução 8K e substituirá o disco rígido por um drive SSD (Solid-State Drive).

O arquiteto confirma que o console não será lançado em 2019, porém não revela nenhuma previsão de lançamento, contudo, ressalta que diversos desenvolvedores já estão trabalhando em jogos para o próximo console. Além disso, Cerny afirma que por conter uma arquitetura similar a do PS4, o novo console contará com recurso de retrocompatibilidade com os jogos da atual geração, um recurso muito pedido pelos fãs. O console também manterá o uso da mídia física e Cerny afirma que continuaremos tendo novos lançamentos no PS4, mesmo após o lançamento do novo aparelho.

A CPU do console é baseada na terceira geração do chip AMD da linha Ryzen e contém oito núcleos com a nova 7nm Zen 2 microarquitetura da empresa. Já a GPU, terá suporte a Ray Tracing, tecnologia que simula o comportamento dos raios de luz em ambientes 3D, oferecendo reflexos, distorções e outros efeitos realistas. O arquiteto afirma que o RayTracing será utilizado para implementar tanto a parte gráfica quanto auditiva dos jogos.

O Drive SSD promete melhorar a velocidade de processamento dos jogos, tais como telas de carregamento e ambientes com muitos elementos. Ao fazer um teste que compara o desempenho do jogo Marvel’s Spider-Man no PS4 Pro e no novo console, foi constada uma diferença de mais de 14 segundos no tempo de carregamento da “viagem rápida”. Cerny também afirma que o PS5 terá suporte ao modelo atual do óculos de realidade virtual da Sony, o PSVR, porém não deixa claro se uma nova versão do acessório está em desenvolvimento ou não.

Por fim, a entrevista indica que o chip AMD permite que o console tenha uma unidade customizada de áudio 3D, garantindo uma nova experiência para os jogadores que vivenciaram as duas gerações anteriores de consoles da empresa.

Fique com imagens de Marvel’s Spider-Man em nossa galeria:

Imagem de perfil
sobre o autor Guilherme Souza

Outra grande manchete: 'Água, molhada!'