Homem-Aranha no Aranhaverso – Visual do filme foi inspirado por “Doutor Estranho”!

Capa da Publicação

Homem-Aranha no Aranhaverso – Visual do filme foi inspirado por “Doutor Estranho”!

Por Gus Fiaux

Homem-Aranha no Aranhaverso foi muito elogiado por sua história de origem carregada de emoção. No entanto, o que realmente chama a atenção, à primeira vista, são os visuais. Cada personagem de realidade diferente possui seu próprio estilo de animação, e a colisão desses estilos é o que torna tudo tão sensacional.

Durante uma entrevista publicada no livro de artes oficiais do filme, o co-diretor Bob Persichetti declarou que o visual da animação foi altamente inspirada pela construção de universo de Doutor Estranho. No entanto, em entrevista ao Comic Book, ele deixou claro que quis criar algo novo, para que não soasse familiar ao público:

“Não queríamos que algo parecesse familiar. Não poderia ser um túnel ou um derivado de algo que já vimos em ‘Doutor Estranho’. Nós realmente queríamos representar o que aconteceria caso você esmagasse todas essas partículas atômicas e criasse uma brecha no espaço-tempo contínuo. Outras dimensões são puxadas para o Brooklyn de Miles porque é onde o colisor de partículas está. Esses universos alternativos estão tentando passar pelo portal.”

Posteriormente, Persichetti também falou sobre outra inspiração grande do longa: arte abstrata. De acordo com ele, a cena em que os universos colidem tem uma forte influência desse tipo de pintura, já que cada realidade possui seu próprio estilo de animação representativa:

“Uma vez que o portal abre, e nós passamos a entender que o Multiverso existe, parece como um mosaico – exceto que você está olhando para sete diferentes locais (os mesmos lugares em universos diferentes), de ângulos levemente sutis com diferentes animações para cada um deles. Então nós tivemos que desenvolver uma animação para fazer com que todas essas coisas esmagassem umas às outras, colidindo em um único ponto. É por isso que, visualmente, parece arte abstrata. Nós pegamos a perspectiva, a dobramos e colocamos nas telonas, o que é incrível!”

Até o momento, Homem-Aranha no Aranhaverso é um dos filmes de super-heróis mais comentados de 2018 (por mais que o longa só chegue aos cinemas brasileiros neste ano). E parte do sucesso é justamente a animação, única e completamente original. É interessante ver que o filme compartilha de inspirações tão sensacionais quanto Doutor Estranho arte abstrata. 

Na galeria abaixo, fique com algumas artes conceituais da animação:

Homem-Aranha no Aranhaverso chega aos cinemas no dia 10 de janeiro.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux