Homem-Aranha no Aranhaverso – Diretores falam sobre a nomeação ao Oscar!

Capa da Publicação

Homem-Aranha no Aranhaverso – Diretores falam sobre a nomeação ao Oscar!

Por Lucas Rafael

Homem-Aranha no Aranhaverso apresentou Miles Morales ao grande público de maneira épica e inventiva. Os méritos da produção não passaram despercebidos pela Academia do Oscar, que nomeou a obra para o prêmio de Melhor Animação. Agora, os diretores da animação falaram sobre a nomeação ao Oscar, e de como o público foi receptivo em abraçar Miles Morales.

Em entrevista recente ao Entertainment Weekly, os três diretores da animação falaram sobre a obra e sua recepção. O trio de diretores responsável por Aranhaverso inclui Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman. Quando questionados sobre a reação positiva acerca de Miles Morales, eles abriram o coração:

“Foi demais. Acho que uma das coisas mais gratificantes e inesperadas foi a emoção esmagadora que as pessoas tem. Estão explodindo. É incrível. A experiência das pessoas se identificarem com Miles… Muitas das crianças, especialmente as de cor, estão se identificando com Miles,” disse Ramsey.  “Muitas crianças afro-americanas, crianças latinas, mas todas as crianças, a veemência que eles sentem! Acho que é algo sobre a história ser sobre conexão e se encontrar. É tão sobre isso, ainda estou perplexo.”

Persichetti continuou

“Acho que parte que foi mais impressionante não é apenas como as crianças estão tendo esse tipo de percepção. Estou literalmente recebendo mensagens de pais na escola de meus filhos, e eles estão tendo reações bastante poderosas, bastante poderosas. É uma surpresa total.”

 

“Fizemos um filme desde o começo com a convicção de que a animação é um meio, não um gênero, e é assim que abordamos o filme: é um meio para narrativa audiovisual, e nosso objetivo foi fazer um bom filme para todo mundo, um filme que pudesse se manter ao lado de virtualmente qualquer outro filme,” argumentou Rothman. “Poderia apelar para uma criança ou para alguém em seus 40, 50 ou 80 anos de idade e esse é o nosso objetivo. Então o filme é uma expressão disso e, e foi esmagador ver isso nascer, para ver um número amplo de pessoas serem movidas pelo que estávamos fazendo ou inspirada pelo que fizemos criativamente. Existe um grande movimento de pessoas fazendo arte inspirada em nosso filme.

Os diretores também foram questionados sobre a mania do Oscar de deixar filmes heroicos de lado até esse ano, quando a academia finalmente abraçou Pantera Negra e AranhaversoPersichetti disse:

“Para mim, é só mais um capítulo do que estamos lidando, que é quando as pessoas verem o filme, ele irá desafiar suas expectativas. Ele não cai em uma categoria. Não é só um filme de super-heróis, não é só um filme animado: É todas essas coisas. Em seu núcleo, está realmente tentando ser apenas uma história tocante sobre uma criança e sua família. Você coloca visuais nisso e Homem-Aranha e todas essas coisas, mas isso é o que parece ressoar e cortar através de todo o resto. Parece que é hora de reconhecer isso. Que isso é uma parte muito grande de nossa cultura, a ideia de que filmes de super-herói podem ser mais do que filmes pipoca enquanto continuam sendo filmes pipoca – prazerosos e ainda assim com significado.”

Sobre uma possível sequência de Aranhaverso, os diretores não foram ariscos a respeito de quais esquinas do universo eles gostariam de explorar:

“É um multiverso, então…” começou Rothman, sendo interrompido por Persichetti que reforçou que não existem limites nesse multiverso. Rothman continuou: “Qualquer coisa é possível. Existem todo o tipo de coisas que você pode fazer, mas nós genuinamente terminamos este filme seis ou oito semanas atrás. E então as últimas sete ou oito semanas foram bastante intensas e esmagadores. Então, eu diria que estamos coletando pedaços de nosso cérebro pelos cômodos de nossa casa.”

Sobre easter-eggs (referências) escondidos, Persichetti revelou que existem diversos grafitis com o nome de sua esposa e filhos espalhados pelo filme, servindo como uma desculpa visual por sua ausência em casa.

Vale lembrar que Aranhaverso também abocanhou o Globo de Ouro, outra importante premiação cultural. Será que ele leva o Oscar também?

Na galeria abaixo, fique com imagens de Homem-Aranha no Aranhaverso!

Imagem de perfil
sobre o autor Lucas Rafael

Redator. Entusiasta de coisas demais