Capa da Publicação

Fortnite – Advogado da produtora do jogo se pronuncia sobre processos de plágio!

Por Raphael Martins

Fortnite é um dos jogos mais badalados do momento, com milhões de jogadores ativos. Mas toda essa atenção tem seu seu lado ruim. No caso do jogo, a polêmica envolve os emotes (reações) dos personagens na forma de “dancinhas”, que podem ser usadas durante o jogo.

Os ditos “donos” dessas danças estão processando a Epic Games, produtora do jogo, acusando-os de se apropriarem dos movimentos inventados por eles. Os primeiros a processarem a empresa foram o rapper 2 Milly e o ator Alfonso Ribeiro, seguidos por Russel Horning, o Backpack Kid, logo depois.

Agora é a vez de a Epic Games se defender das acusações. Na última segunda, a desenvolvedora se dirigiu à côrte federal da Califórnia sobre a acusação do rapper 2 Milly:

“A ação judicial do reclamante está fundamentalmente em desacordo com os princípios da liberdade de expressão enquanto tenta impôr responsabilidade, e com isso expressão criativa, ao reclamar direitos que não existem sob a lei,” escreveu Dale Cendali, advogado da Epic Games. “Ninguém pode ser dono de um passo de dança. A lei de direitos autorais é clara de que as etapas individuais de dança e as rotinas de dança simples não são protegidas por direitos autorais, mas são blocos de construção livre, que são de domínio público para coreógrafos, dançarinos e público em geral usarem, executarem e apreciarem.” 

Embora as leis de direitos autorais permitam que coreografias sejam protegidas, a Epic Games defende a ideia de que “rotinas simples” de dança não tem direitos autorais, o que teoricamente a inocentaria de todas as acusações. E continua:

“Além disso, os direitos autorais não protegem meras ideias e conceitos, que são livres para todos usarem, mas apenas a expressão dessas ideias. […] Como um passo de dança não é protegível, não há nada a se comparar com Fornite, e as obras não são necessariamente similares.”

Quem vocês acham que está certo nesse caso, a Epic Games ou os artistas que popularizaram essas danças? Deixem sua opinião!

Confira nossa galeria de Fortnite:

Fortnite Battle Royale está disponível para PC, Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation 4 mobile. 

Fonte: Hollywood Reporter

Imagem de perfil
sobre o autor Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael